O Magazine Luiza viu seu lucro disparar no primeiro trimestre, refletindo a combinação de aumento robusto das vendas em lojas físicas e online e de menores despesas financeiras.
O grupo varejista anunciou nesta segunda-feira que teve lucro líquido de 147,5 milhões de reais no período, um salto de 152 por cento em relação a igual período de 2017.
Segundo a companhia, as vendas totais, incluindo a terceiros em seu marketplace, subiram 34 por cento ano a ano, no maior crescimento trimestral em cinco anos. Como consequência, a receita líquida avançou 28,7 por cento, para 3,6 bilhões de reais.
O resultado operacional da companhia medido pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) avançou 29,6 por cento no comparativo anual, para 300,5 milhões de reais. A margem Ebitda ficou estável em 8,3 por cento.
As despesas operacionais subiram 22,8 por cento, para 766,2 milhões de reais, com impulso de maiores gastos com vendas, como percentual da receita líquida, as despesas recuaram de 22,2 por cento no primeiro trimestre de 2017 para 21,2 por cento nos três meses encerrados em março deste ano.
As despesas financeiras diminuíram 45,7 por cento, para 83,5 milhões de reais, refletindo tanto a forte queda do serviço da dívida como a própria evolução das finanças da empresa, que passaram de uma posição de dívida líquida 444 milhões de reais no fim de março de 2017, para uma posição de caixa líquido de 1,28 bilhão neste ano.
As 54 lojas a mais do que em março de 2017 ajudaram a rede física a vender 21,4 por cento mais. O crescimento da base mesmas lojas na rede física foi de 15,9 por cento. As vendas no e-commerce dispararam 64,6 por cento e a participação do segmento na receita total pulou de 28,7 para 35,3 por cento.
O Magazine Luiza afirmou ter feito 36,4 milhões de reais em investimentos de janeiro a março, recursos usados em parte para o plano de inaugurar mais de 30 lojas neste segundo trimestre.
Fonte: Reuters