A rede de hipermercados Extra decidiu reformular a área têxtil de suas operações apostando numa elevação de até 15% nas vendas até o final de 2018. Entre as mudanças, está a renegociação com fornecedores e uma ala focada apenas em produtos jeans.
“Pelo nosso balanço do segundo trimestre, apresentamos crescimento de dois dígitos em todas as áreas não alimentares. Acreditamos no diferencial do hipermercado para a venda de produtos como eletroeletrônicos, pneus, na realização de bazares e, obviamente que o isso envolve também o segmento têxtil”, afirmou a diretora nacional de marketing do Extra, Christiane Cruz.
A iniciativa de reformulação está em desenvolvimento há um ano e meio e já entrou em vigor nos 112 hipermercados da marca. Para a realização do projeto, houve a necessidade de reforma em 36 unidades do negócio. Já em relação a área reservada aos produtos jeans, a expectativa é que esse departamento seja lançado em 38 lojas. Até 2019, pelo menos 70% desse montante estará com o espaço disponível aos clientes.
Além das mudanças na estrutura dos hipermercados, o gerente comercial de têxtil do Extra, Rodrigo Leite afirma que o processo exigiu também renegociação com fornecedores e a troca de 30% a 40% desses parceiros – tanto no âmbito nacional como internacional.
“Um dos focos é disponibilizar para o cliente um produto mais barato e de maior qualidade. Para isso, contamos com a estrutura de certificação grupo Casino”, destacou o executivo. Ele diz que a nova operação do Extra busca diversificar e subdividir categorias de roupas a fim de atrair “vários estilos de vida” e faixas-etárias, tanto com linhas de produtos mais casuais como modernos.
“Reformulamos a equipe responsável pela área têxtil. Fizemos uma parceria com o grupo colombiano Éxito para o desenvolvimento desse projeto por meio de viagens internacionais, com o objetivo também de traçar um calendário de tendências de moda fora do País”, lembrou Leite.
Datas promocionais
De acordo com os executivos da rede de hipermercados, a iniciativa de reformulação está em linha com os planos de venda até o final de 2018 em razão da chegada de algumas datas comemorativas importantes para o varejo.
“Um dos principais pilares desse movimento estratégico está nas ações promocionais com a Pink Friday e Blu Friday”, afirmou Christiane, referindo-se aos eventos criados pela marca para alavancar as vendas por meio de grandes promoções.
Além disso, a executiva afirmou que as peças da coleção primavera-verão da marca devem estar disponíveis neste mês – também com foco na demanda de datas como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal. “Essas ações também fortalecerão nossos programas de fidelidade, que representam, no geral, 60% das vendas do Extra”, disse Christiane.
Questionados sobre o percentual de participação do segmento têxtil nas vendas totais do negócio, os executivos apenas disseram que preveem ganhos em share do segmento dentro do portfólio da marca.
Fonte: DCI