Funcionários da rede Prezunic
Pela 10ª vez, o Prezunic está entre as melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro. Nesta edição, a rede de supermercados conquistou a 3ª posição do prêmio Great Place to Work (GPTW) 2019, sendo a única do setor supermercadista a ser ranqueada. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de quarta-feira, 31 de julho, na casa de espetáculos Vivo Rio, Zona Sul da capital.
O diretor de Operações do Prezunic, Renato Lordello, ressalta a característica da empresa de promover valores - colaborador, cliente e resultados - bem definidos e colocá-los em prática, por meio de oportunidades de carreira, transparência na comunicação, formação, incentivo ao autodesenvolvimento e líderes próximos que sustentem a cultura da organização.
Com um Centro de Distribuição e 31 lojas localizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e nos municípios da região da Baixada Fluminense, o Prezunic emprega 6,5 mil pessoas.
O item de destaque da pesquisa de clima foi "oportunidade de carreira". Em 2018, houve diversas promoções de colaboradores. Ao todo, 95% das vagas de liderança e 99% dos cargos intermediários da empresa são preenchidos por meio de seleções internas. Esse número, observa Lordello, faz com que o time tenha vontade de permanecer e aprender.
O Prezunic fechou o ano de 2018 com 18% de turnover no geral, menos de 5% em cargos de liderança, bem abaixo do varejo carioca.
"Quase 85% dos nossos gerentes de loja estão conosco desde a fundação da empresa, há 17 anos. Começaram em cargos da base, como auxiliar de operações e atendente, passaram por programas de formação e estágios e tornaram suas histórias exemplo para quem está começando", observa Lordello.
Outro ponto forte no Prezunic - e em toda Cencosud - é a valorização da diversidade e da inclusão. Na rede carioca, as mulheres representam 56% do efetivo total e 50% dos cargos de liderança. Destaque também para os 24% dos colaboradores com idade acima de 50 anos.
"O varejo requer atenção aos detalhes. Tem sido um sucesso investir na força feminina neste segmento, historicamente composto por homens. Da mesma forma, ter equipes experientes mescladas com jovens apresenta resultados muito positivos. Quanto mais diverso o time, mais inovação, debates produtivos e decisões acertadas", revela Ana Behrens, gerente de Recursos Humanos do Prezunic.
Um exemplo claro de inclusão é a recente implementação de entrevistas de emprego na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para candidatos surdos. Um time de líderes e RH do Prezunic foi capacitado em Libras, visando criar condições adequadas aos deficientes auditivos e melhorar suas chances de sucesso durante o processo de recrutamento.
Foi criado, ainda, um curso interno de Libras disponível para todos os colaboradores do Prezunic no Campus Cencosud, sistema de e-learning que promove capacitação e formação constante dos colaboradores com foco em liderança, atendimento ao cliente e cuidado com produtos perecíveis. Ao todo, estão disponíveis cerca de 90 cursos na plataforma, inaugurada em março de 2017. Até o fim do ano passado, foram contabilizadas cerca de 60 mil horas de capacitação.
Em capacitação e desenvolvimento de talentos, o Prezunic também se destaca com sua Loja Formadora, na Barra da Tijuca, onde são treinados novos colaboradores, recém-promovidos ou aqueles que necessitam de reciclagem. Durante o período de capacitação, cada um é acompanhado por um tutor formado, com rotas técnicas e comportamentais definidas e mensuráveis.
Um modelo de governança bem desenhado, com rituais de gestão e comunicação transparente, torna o Prezunic um lugar de confiança mútua e cooperação, de acordo com Renato Lordello. "Tudo isso tem como objetivo sermos a melhor experiência de compra para nossos clientes. Ter pessoas certas no lugar certo é o primeiro passo, depois é comunicar, formar e apresentar consistência entre o que se fala e o que se faz. O resultado é bom para todos: colaboradores e clientes", conclui Lordello.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Prezunic