Carrefour tem o maior faturamento do varejo brasileiro; confira o ranking

Leia em 1min 50s

Um ranking divulgou as 120 empresas com maior faturamento no varejo brasileiro. Quem ficou no topo foi o Carrefour , com faturamento anual de R$56,3 bilhões. Na sequência, estão GPA, Via Varejo, Walmart e Lojas Americanas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, o IBEVAR.

 

Juntas, as 120 empresas representam um faturamento anual de R$254 bilhões. Esse valor representa quase 30% do total gasto pelos brasileiros no varejo de bens. Com o PIB brasileiro na casa dos R$5,6 trilhões, as famílias consomem R$4,4 trilhões anualmente e, destes, R$1,2 trilhões vai para o varejo de bens.

 

No total das vendas do varejo, o segmento que se destaca é o de hiper e supermercados, bebidas e fumo, com 33,8% do total - não é a toa que três empresas desta categoria estejam entre os cinco maiores faturamentos. Em seguida, o segmento de veículos, motos, partes e peças representa 25,9% das vendas, acompanhado de tecidos, vestuário e calçados, com 9,6%.

 

Além de Carrefour, GPA, Via Varejo, Walmart e Lojas Americanas, também ocupam o top 10 de faturamento as empresas Magazine Luiza, Raia Drogasil, Renner, Drogarias DPSP e Guararapes.

 

A pesquisa trouxe, ainda, os campeões em faturamento por segmento. Dentre os hiper e supermercados, Carrefour, GPA e Walmart vieram acompanhados de Cencosud e Dia, 11º e 12º no ranking geral, respectivamente. Dentre os vendedores de eletroeletrônicos e móveis, Via Varejo e Magazine Luiza encabeçaram a lista que traz Máquina de vendas, Lojas Cem e Fast Shop na sequência.

 

Em Moda e Esporte, além de Renner e Guararapes, Havan (13ª no geral), Pernambucanas e C&A se destacam em faturamento . O top 3 de fast-foods traz Mc Donald’s, Habib’s e Burger King. No ranking geral, a categoria não faz tanto sucesso quantos os supermercados, por exemplo. Mc Donald’s está em 25º, Habib’s em 40º e Burger King em 42º. Na frente dos dois últimos está a Cacau Show,  em 31º na lista geral. A empresa também está no topo da lista de lojas especializadas, seguida de Kalunga e DPaschoal.

 

Fonte: IG


Veja também

Grupo Big apresenta novos serviço e identidade visual

A nova identidade visual e o perfil de lojas que o fundo de investimento Advent quer para a antiga rede Walmart, agora G...

Veja mais
Banco Carrefour anuncia plano de entrar no mercado de maquininhas

O Banco Carrefour anunciou a sua entrada no disputado mercado das maquininhas de cartão de crédito. A empr...

Veja mais
Fort Atacadista: ações para comemorar 20 anos de fundação

Uma marca, um conceito, um padrão de atendimento. Com pouco mais de um ano em Chapecó, o Fort Atacadista (...

Veja mais
Supermercado Pinheiro chega à Praia de Iracema com nova unidade

O supermercado Pinheiro abre uma nova unidade em Fortaleza nesta sexta-feira (13), na Avenida Monsenhor Tabosa (Praia de...

Veja mais
Após inauguração em Jaú, Panelão prioriza obras de novo supermercado em Botucatu

No último sábado (7), a rede de supermercados Panelão inaugurou sua 10ª loja na cidade de Ja&u...

Veja mais
Carrefour nega que estaria avaliando proposta por rival francês Casino

O Carrefour negou nesta quarta-feira que estaria analisando uma oferta potencial pelo endividado Casino, depois que a BF...

Veja mais
Deputados derrubam veto e obrigam mercados a limpar carrinhos de compra

A Assembleia Legislativa do Paraná derrubou o veto do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e aprovou lei ...

Veja mais
Cencosud investe na capacitação de colaboradores e entrevistas de emprego em Libras

   Dez de setembro é celebrado o Dia da Língua Brasileira de Sinais (Libras), d...

Veja mais
Supermercados Pague Menos anuncia loja em Itu para 2020

A Rede de Supermercados Pague Menos anunciou na noite da última segunda-feira a expansão da empresa para a...

Veja mais