Cencosud investe na capacitação de colaboradores e entrevistas de emprego em Libras

Leia em 3min

  
Dez de setembro é celebrado o Dia da Língua Brasileira de Sinais (Libras), desenvolvida para facilitar a comunicação e a expressão das pessoas surdas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2015 mostraram que cerca de 30 milhões de brasileiros têm esta condição, demandando da sociedade e das empresas ações específicas para atender às necessidades e promover a inclusão no mercado de trabalho.

 

Em 2019, a Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do país, disponibilizou em sua plataforma e-learning o curso de Libras para seus mais de 25 mil colaboradores. "Esse curso reforça nossa Política de Diversidade e Inclusão, proporcionando um ambiente de trabalho mais inclusivo, uma vez que o time tem a oportunidade de se comunicar melhor com colaboradores que usam Libras", afirma Laila Leite, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Capacitação da Cencosud Brasil.


Além disso, para aperfeiçoar o atendimento aos clientes surdos e aos colaboradores que apresentam essa condição, a rede carioca Prezunic implementou a entrevista de emprego em Libras, para incentivar e facilitar a contratação de pessoas surdas. A partir de uma parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), a rede capacitou duas recrutadoras da Cencosud para a realização desta atividade.


Contratado por meio da entrevista em Libras, Mara Luz, 49 anos, é auxiliar de operações no Prezunic, trabalho que garante seu sustento e o de sua filha, a estudante Thaís, de 18 anos. "Foi a primeira vez que participei de um processo seletivo na minha língua", diz Mara. "A entrevista em Libras me deixou mais segura e aumentou as minhas chances".


Jaasilon Teixeira, 31 anos, também se mostra satisfeito com as oportunidades no Prezunic. Atendente de caixa, ele costuma auxiliar os outros colegas sem deficiência a aperfeiçoar os conhecimentos em Libras. "Participar da seleção por meio de uma entrevista em Libras facilitou bastante a minha contratação. Me sinto bem na empresa e muito feliz em poder ajudar as pessoas e também perceber a minha evolução", diz Jaailson.


Outro exemplo de perseverança e conquista de espaço no mercado de trabalho é Fernanda Vitória, 31 anos, empacotadora na loja do GBarbosa Costa Azul, em Salvador/BA, desde 2014. Com deficiência auditiva identificada aos 5 anos, ela já trabalhou como autônoma em lojas de rua e teve na rede supermercadista o seu primeiro emprego com carteira assinada.


Fernanda afirma ter tido muita dificuldade em conseguir emprego e que se sente grata pela empresa e pela Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (APADA), que fez a intermediação de trabalho no GBarbosa. "O clima na empresa é de amizade. As pessoas conversam, brincam, gosto de todos". Sobre as qualidades de uma boa empacotadora, ela afirma que "é preciso ter agilidade e simpatia para atender bem os clientes".


Uma das recrutadoras capacitadas em Libras, Camila Coutinho destaca a melhora na qualidade das entrevistas com candidatos surdos, proporcionando mais tranquilidade no momento da entrevista. Camila ressalta, ainda, ser comum o fato de colaboradores com algum tipo de deficiência se destacarem entre os demais. "Recebemos muitos relatos de gerentes de loja afirmando que os colaboradores com deficiência se mostram mais disponíveis e dispostos a encarar desafios", conta.


Os interessados em trabalhar na Cencosud Brasil devem cadastrar seus currículos no portal www.vagas.com.br/cencosudbrasil e conferir às vagas publicadas no LinkedIn da Cencosud S.A.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cencosud


Veja também

Supermercados Pague Menos anuncia loja em Itu para 2020

A Rede de Supermercados Pague Menos anunciou na noite da última segunda-feira a expansão da empresa para a...

Veja mais
Mais de 70% dos clientes do GPA usam apps dentro das lojas da rede

A forma como as pessoas fazem compras mudou, graças à tecnologia. As empresas que desejam atender este nov...

Veja mais
Big techs chinesas sofrem para inovar nos supermercados

Lojas com pagamento por reconhecimento facial. Preços atualizados na hora por algoritmos. Essas são alguma...

Veja mais
Aniversário Mundial: rede comemora 76 anos e clientes ganham descontos de até 35%

  O Supermercados Mundial inicia sua temporada de aniversário a partir de 13 de ...

Veja mais
Tecnologia ajuda os consumidores nas compras do mercado

Nos últimos anos, a tecnologia levou a profundas mudanças no mundo corporativo. Além de obrigar as ...

Veja mais
80% dos supermercados devem ter capacidade analítica em 2019, diz Diretor do Nagumo

Uma das  prioridades de  supermercadistas é implantar o chamado CRM analítico (sigla para Gest&a...

Veja mais
Festival de Pescados oferece workshop gratuito com receitas e dicas de nutrição

   Workshops gratuitos com preparo de receitas, degustações e informaç&o...

Veja mais
Como o GPA está “construindo a maior plataforma de varejo alimentar brasileiro”

Fazer supermercado é uma daquelas tarefas que não tem como escapar. Porém, ela pode ser feita de fo...

Veja mais
Condor anuncia super promoção para estimular as vendas nos seus 90 anos

     A Condor, indústria nacional com atuação nos segmento...

Veja mais