A forma como as pessoas fazem compras mudou, graças à tecnologia. As empresas que desejam atender este novo consumidor precisam se adequar a estas mudanças. Pesquisa realizada pelo GPA comprova isso. A empresa constatou que 77% de seus clientes utilizam o smartphone para facilitar suas compras dentro das lojas da rede. Desses consumidores, 67% utilizam apps Pão de Açúcar Mais e Clube Extra para conferir ofertas e realizar compras. 12% resgatam prêmios, 11% pesquisam produtos e 10% agendam horário para passar no caixa.
A rede também constatou que os clientes que usam os apps são mais assíduos que os demais, visitando as lojas das bandeiras Pão de Açúcar e Extra duas vezes mais. Além disso, estes consumidores têm ticket médio 10% maior. Sendo assim, os clientes digitais são fundamentais para os negócios da empresa. As vendas para consumidores usuários de apps chegaram a R$ 6,5 bilhões em 2018. De acordo com o GPA, se os aplicativos fossem uma empresa, ela seria uma das 15 maiores do varejo brasileiro.
Toda esta tecnologia permite a análise de dados, ajudando na identificação e no entendimento dos hábitos de consumo dos clientes, direcionando ofertas e ações.
Entre os dados coletados por meio dos aplicativos, o GPA constatou que 34% de seus clientes fieis consomem salgadinhos e doces, enquanto 21% seguem uma alimentação saudável. Diante destes dados, a rede pode realizar ofertas e oferecer produtos de acordo com o perfil de cada um destes clientes.
“Essas análises só são possíveis devido à alta recorrência de utilização dos aplicativos, que já somam mais de 9 milhões de downloads”, esclareceu Teodoro Ornelas, diretor de Customer Experience do GPA. De acordo com ele, entre todos os consumidores que baixaram o app, 30% o utilizam no mínimo uma vez por mês. Desses, 40% fazem compras.
Com esse cenário, o GPA tem feito investimentos. A rede Extra lançou em Brasília a entrega Express, que permite ao cliente comprar no e-commerce e receber as compras em até quatro horas. A modalidade inclui a possibilidade comprar alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene, artigos para casa e automotivos. Eletrônicos e eletrodomésticos não fazem parte da categoria.
Fonte: Mercado e Consumo