Muito mais do que uma tendência, as pessoas estão começando a prestar muito mais atenção na alimentação, priorizando os alimentos orgânicos e de procedência conhecida. Além do mais, também estamos desmistificando a falácia de que alimentos saudáveis são necessariamente mais caros. De olho nesta direção, uma rede de supermercado norte americana decidiu cultivar seus próprios alimentos, através de hortas modulares.
Desta maneira, o consumidor pode acompanhar de perto o crescimento das verduras e legumes que corta. Uma iniciativa que vem conectando moradores de áreas urbanas à origem do produto desde sua plantação, já que eles são plantados no próprio mercado. A ideia está sendo colocada em prática na rede QFC, na cidade de Seattle – Washington.
Esta solução, além de oferecer alimentos de qualidade diretamente ao consumidor, resolve a questão da falta de espaço, afinal, não são todas as cidades que podem acomodar hortas e fazendas urbanas. Ao mesmo tempo, a tendência é que as cidades acomodem cada vez mais gente. A solução é investir em hortas modulares, como esta, que são compactas e podem ser empilhadas em qualquer espaço. E o melhor de tudo: elas podem ser controladas remotamente, tendo as condições perfeitas de luz, ar e nutrientes.
Criação da startup alemã Infarm, a empresa afirma que o “plantio tech” é controlado por meio de uma plataforma agrícola baseada em nuvem, que “aprende, se ajusta e se aprimora continuamente, para que cada planta cresça melhor do que a anterior”. Cada unidade de dois metros quadrados pode cultivar 8.000 plantas por ano, através do sistema hidropônico.
A questão ambiental
Do ponto de vista do consumidor, esta horta oferece alimentos de qualidade e livre de pesticidas. Mas, e a questão ambiental, como fica? A tecnologia usa 95% menos água do que a agricultura convencional e ainda reduz as emissões de poluentes, uma vez que é cultivado localmente. O sistema pode ser implantado em supermercados, restaurantes, hotéis, centros de distribuição ou qualquer comércio que queira oferecer produtos ultrafrescos.
A Infarm planeja lançar suas hortas verticais em mais 13 lojas QFC em 2020.
Fonte: Hypeness