A partir deste mês, os consumidores das cidades de Matão e Araraquara, interior de São Paulo, encontrarão uma mudança na hora de empacotar suas compras nos supermercados do Grupo Palomax. Isso porque após a empresa ser convidada pelo SESI a participar do projeto "SESI ATERRO ZERO", que tem por objetivo incentivar a segregação dos resíduos recicláveis e orgânicos utilizando como ferramenta de educação ambiental as sacolas fornecidas pelos supermercados, o Palomax decidiu substituir as sacolas plásticas comuns - não recicláveis e não retornáveis - por sacolas educativas e oxi-biodegradáveis.
Desenvolvido pela professora Eliane Maria Miola junto aos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental do SESI, o projeto foi encaminhado ao Palomax com cartinhas "carinhosas" dos estudantes, que escolheram o supermercado por ser a rede com o maior número de lojas na cidade e o mais frequentado pelas famílias.
Foram comuns nas cartinhas conteúdos como: "querido Palomax, venho lhe pedir sacolas ecológicas...gostaria muito que você atendesse ao meu pedido, pois, assim, estaríamos conscientizando à população a descartar corretamente os resíduos domésticos" e "prezado Palomax, sou estudante do SESI Matão e venho pedir para que vocês substituam as sacolas atuais por sacolas biodegradáveis nas cores verde e cinza e que as sacolas expliquem onde cada embalagem e produto orgânico devem ser descartados".
Segundo Felipe Buttignon, diretor-presidente do Palomax, a parceria com o SESI fez surgir o projeto "Sacolinha Educativa Palomax". "As sacolas receberam o nome de "sacolinha" para tirar o estigma que têm junto à sociedade. Elas servirão como um veículo transmissor da mensagem ecológica. O "educativa" é por dois motivos: faz o papel de um professor, ensinando como fazer corretamente o descarte de resíduos, e porque ela nasceu em uma escola (SESI), delegando aos alunos o papel de protagonistas da pauta educativa."
As novas sacolinhas já são lei em alguns municípios e estados do país e foram baseadas nas fornecidas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro identificando a separação de resíduos que é pré-feita nas cores verde e cinza. A primeira deverá ser destinada à coleta seletiva e utilizada apenas para o descarte de lixo reciclável, como embalagens de papel, metal, plástico e vidro. Já a cinza é para o descarte de restos de comida, esponjas de cozinha, fraldas, folhagem e todo lixo que segue para o aterro sanitário por não ser reciclável.
"Nossa proposta é conscientizar a população sobre os danos que as sacolas convencionais causam à natureza", diz Felipe. Ele ainda pontua que as novas sacolas são maiores, com capacidade para até 10 kg, e mais resistentes. "Além disso, podem ser reaproveitadas para separar o lixo domiciliar e auxiliar a coleta seletiva do município e estimular a prática de reciclagem", explica.
Para o meio ambiente, a vantagem das sacolas oxi-biodegradáveis é que elas se degradam em tempo consideravelmente menor que o das sacolas plásticas convencionais: 18 meses contra exatos 200 anos. Isso ocorre porque o plástico produzido por esse processo possui aditivos que aceleram sua degradação ao reagir com o oxigênio, e posterior nutrição dos fragmentos moleculares por micro-organismos, sendo estes convertidos em dióxido de carbono, água e biomassa, resultando em menos impacto e poluição ao ecossistema.
Soma-se às ações sustentáveis adotadas pela Rede Palomax o descarte de resíduos da forma correta e a compra de energia de empresas com fontes 100% renováveis (mercado livre de energia). A companhia ainda estuda um projeto de energia solar para ser aplicado nas lojas menores. Esses e outros pontos garantiram ao grupo um selo de empresa amiga da natureza (Green Company), criado pela Secretaria de Meio Ambiente de Matão com o intuito de parabenizar anualmente as empresas que adotam boas práticas em prol do meio ambiente. A premiação ocorrerá em maio deste ano e terá a presença de outros negócios da cidade.
Ainda, para os consumidores que querem levar um estilo de vida sustentável, o supermercado oferta a sacola retornável como uma alternativa a mais para o consumidor. "Ele pode adquiri-la uma única vez e trazê-la de casa sempre que for fazer suas compras", explica Felipe.
Fonte: Asssessoria de Comunicação do Palomax