Rede de Supermercados Palomax adere às sacolas educativas

Leia em 3min 40s

A partir deste mês, os consumidores das cidades de Matão e Araraquara, interior de São Paulo, encontrarão uma mudança na hora de empacotar suas compras nos supermercados do Grupo Palomax. Isso porque após a empresa ser convidada pelo SESI a participar do projeto "SESI ATERRO ZERO", que tem por objetivo incentivar a segregação dos resíduos recicláveis e orgânicos utilizando como ferramenta de educação ambiental as sacolas fornecidas pelos supermercados, o Palomax decidiu substituir as sacolas plásticas comuns - não recicláveis e não retornáveis - por sacolas educativas e oxi-biodegradáveis. 


Desenvolvido pela professora Eliane Maria Miola junto aos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental do SESI, o projeto foi encaminhado ao Palomax com cartinhas "carinhosas" dos estudantes, que escolheram o supermercado por ser a rede com o maior número de lojas na cidade e o mais frequentado pelas famílias.
Foram comuns nas cartinhas conteúdos como: "querido Palomax, venho lhe pedir sacolas ecológicas...gostaria muito que você atendesse ao meu pedido, pois, assim, estaríamos conscientizando à população a descartar corretamente os resíduos domésticos" e "prezado Palomax, sou estudante do SESI Matão e venho pedir para que vocês substituam as sacolas atuais por sacolas biodegradáveis nas cores verde e cinza e que as sacolas expliquem onde cada embalagem e produto orgânico devem ser descartados".


Segundo Felipe Buttignon, diretor-presidente do Palomax, a parceria com o SESI fez surgir o projeto "Sacolinha Educativa Palomax". "As sacolas receberam o nome de "sacolinha" para tirar o estigma que têm junto à sociedade. Elas servirão como um veículo transmissor da mensagem ecológica. O "educativa" é por dois motivos: faz o papel de um professor, ensinando como fazer corretamente o descarte de resíduos, e porque ela nasceu em uma escola (SESI), delegando aos alunos o papel de protagonistas da pauta educativa."


As novas sacolinhas já são lei em alguns municípios e estados do país e foram baseadas nas fornecidas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro identificando a separação de resíduos que é pré-feita nas cores verde e cinza. A primeira deverá ser destinada à coleta seletiva e utilizada apenas para o descarte de lixo reciclável, como embalagens de papel, metal, plástico e vidro. Já a cinza é para o descarte de restos de comida, esponjas de cozinha, fraldas, folhagem e todo lixo que segue para o aterro sanitário por não ser reciclável.


"Nossa proposta é conscientizar a população sobre os danos que as sacolas convencionais causam à natureza", diz Felipe. Ele ainda pontua que as novas sacolas são maiores, com capacidade para até 10 kg, e mais resistentes. "Além disso, podem ser reaproveitadas para separar o lixo domiciliar e auxiliar a coleta seletiva do município e estimular a prática de reciclagem", explica.


Para o meio ambiente, a vantagem das sacolas oxi-biodegradáveis é que elas se degradam em tempo consideravelmente menor que o das sacolas plásticas convencionais: 18 meses contra exatos 200 anos. Isso ocorre porque o plástico produzido por esse processo possui aditivos que aceleram sua degradação ao reagir com o oxigênio, e posterior nutrição dos fragmentos moleculares por micro-organismos, sendo estes convertidos em dióxido de carbono, água e biomassa, resultando em menos impacto e poluição ao ecossistema.


Soma-se às ações sustentáveis adotadas pela Rede Palomax o descarte de resíduos da forma correta e a compra de energia de empresas com fontes 100% renováveis (mercado livre de energia). A companhia ainda estuda um projeto de energia solar para ser aplicado nas lojas menores. Esses e outros pontos garantiram ao grupo um selo de empresa amiga da natureza (Green Company), criado pela Secretaria de Meio Ambiente de Matão com o intuito de parabenizar anualmente as empresas que adotam boas práticas em prol do meio ambiente. A premiação ocorrerá em maio deste ano e terá a presença de outros negócios da cidade.


Ainda, para os consumidores que querem levar um estilo de vida sustentável, o supermercado oferta a sacola retornável como uma alternativa a mais para o consumidor. "Ele pode adquiri-la uma única vez e trazê-la de casa sempre que for fazer suas compras", explica Felipe.



Fonte: Asssessoria de Comunicação do Palomax


Veja também

Rede supermercadista faz 65 anos e paga as compras do cliente

  “Ao ouvir a sirene tocar é só alegria no GBarbosa, que tem pr&eci...

Veja mais
Em reestruturação, rede Dia registra queda de 18% nas vendas

As vendas brutas da rede de supermercados Dia caíram 18% no Brasil, totalizando 1,63 bilhão de euros em 20...

Veja mais
Pão de Açúcar expande comercialização de carnes dry aged para o autosserviço

Atendendo a uma demanda crescente por tipos e cortes especiais de carnes, o Pão de Açúcar implement...

Veja mais
GPA tem "falso" recuo em estreia no Novo Mercado

As ações ordinárias do GPA recuavam fortemente nas telas dos terminais de investidores nesta segund...

Veja mais
Walmart Pampulha vira Sams Club

Anunciada em agosto do ano passado, a troca da bandeira Walmart pela bandeira Big começa a acontecer em Minas Ger...

Veja mais
Grupo Muffato confirma 2 lojas e investimento de R$ 50 milhões em Catanduva

Catanduva (SP) ganhará duas lojas do Grupo Muffato no primeiro semestre do ano que vem. A novidade foi anunciada ...

Veja mais
Grupo BIG anuncia reinaugurações nas regiões Sul e Sudeste

O Grupo BIG avança dentro do seu projeto de reestruturação dos hipermercados, com as lojas Walmart ...

Veja mais
Walmart intensifica concorrência com a Amazon

O Walmart está lançando um novo serviço que permite que fornecedores terceirizados contratem o vare...

Veja mais
Ribeirão Preto vai ganhar mais uma loja Jaú Serve Supermercados

   A rede de supermercados Jaú Serve vai inaugurar uma loja em Ribeirão Preto, ...

Veja mais