Vendas no atacarejo crescem 16% após o pagamento da segunda parcela do auxílio

Leia em 2min

Uma pesquisa divulgada pelo HORUS mostra aumento de 8% no valor gasto pelo consumidor, em média, nas compras de supermercados, na primeira semana de junho, logo após a liberação da 2ª parcela do auxílio emergencial do governo. Essa análise foi feita, comparando com a primeira semana do mês de maio. Houve ainda, um aumento médio de 10% no número de itens levados pelo consumidor na sua cesta de compras.

O canal de vendas que impulsionou este aumento foi o atacarejo, onde os produtos são vendidos para o consumidor em quantidades maiores e em embalagens econômicas, típicas de quando se deseja fazer compras de abastecimento. No atacarejo, verificou-se um aumento expressivo de 16% no valor do tíquete médio, passando de R$136 gastos, em média, na primeira semana de maio, para R$ 158, na primeira semana de junho. Além de um aumento no número de itens na sua cesta de compras, de 31 para 36 produtos.

Isto leva a crer que o consumidor direcionou boa parte do recurso recebido no auxílio emergencial para reabastecer sua despensa até o recebimento da próxima parcela.

Segmentos em destaque

As categorias que mais contribuíram para o aumento do ticket médio foram as de produtos de limpeza, higiene e alimentos. No atacarejo, destaca-se um aumento de cerca de 4% no valor despendido com a compra de sabão para lavar roupa, detergente líquido e água sanitária. Isto demonstra a preocupação do consumidor em se cuidar e manter hábitos de higiene e limpeza, tomando medidas de precaução devido ao momento atual de pandemia pelo coronavírus.

No ramo de alimentos, feijão, farinha de trigo e leite foram os itens que tiveram maior aumento no valor do tíquete médio, em 15%, em junho, com relação a maio, mostrando que o consumidor investiu mais na compra de produtos básicos de alimentação.

Em todos os tipos de supermercados, tanto nos grandes, como nos pequenos, verificou-se uma queda no valor gasto com bebidas não alcoólicas, especialmente, nos pequenos varejos, onde houve uma redução de 9% no ticket médio.

Por outro lado, nas lojas de supermercados tradicionais, houve um aumento médio de 7% no valor da compra de bebidas alcóolicas, com destaque para cerveja, que teve um aumento no ticket médio de 24%, seguido de vodka, com 8% e vinho com 4%.


Fonte: Newrtrade 


Veja também

RedeMix doa dez toneladas de alimentos para entidades sociais

A baiana RedeMix entregou nesta semana, 10 toneladas de alimentos que arrecadou em campanha. A Apae Salvador foi a prime...

Veja mais
Supermercados Mundial inova e grava campanha publicitária à distância

A tradicional rede de supermercados carioca, Mundial, estreia nova campanha publicitária com mensagens e orienta&...

Veja mais
Aplicativos de supermercados miram o pós-pandemia

Sem a possibilidade de comparecer às lojas físicas, clientes de supermercados migraram para as plataformas...

Veja mais
Grupo Coutinho abre mais uma loja Strip Mall

O Grupo Coutinho anunciou o seu novo empreendimento de Strip Mall (centro comercial regional com lojas de conveniê...

Veja mais
Personalização, estoque na loja física e dados: as estratégias do Grupo Pão de Açúcar

“A empresa se perguntava se entrava ou não no mundo digital antes da pandemia. Agora a pergunta é: &...

Veja mais
Festa junina em casa é a aposta dos supermercados

Os tradicionais festejos juninos serão fortemente impactados pela pandemia do novo coronavírus. Com isso, ...

Veja mais
Assaí Atacadista prepara as lojas para o São João

Considerada uma das festas populares mais importantes do País, este ano o São João será come...

Veja mais
Rede de supermercados desenvolve higienizador de carrinho no Brasil

Depois de conhecer um higienizador de carrinhos em um supermercado na França, Sandro Benelli, presidente da Veran...

Veja mais
Especialista em Segurança Alimentar da Cencosud Brasil dá dicas aos clientes

    Em tempos de pandemia, não apenas a higienização dos alimentos in natura, m...

Veja mais