"A pandemia acelerou o crescimento do supermercado online", afirma executivo do Nagumo

Leia em 2min

Desde o início da quarentena, os supermercados, um setor que vinha caminhando para a expansão no e-commerce, de uma hora para outra, passou a ser um dos mais procurados pelo consumidor. E, segundo Fábio Veras, diretor de TI, E-Commerce e CRM dos supermercados Nagumo, essa demanda chegou para ficar. O executivo foi um dos convidados de live promovida pela Mercado & Consumo na sexta-feira (17).

Durante conversa ao lado de Andres Mustchler, fundador e CEO da Westwing, maior clube de compras de casa e decoração da América Latina; Thiago Oliveira, sócio e Investidor da Bossa Nova e da ACE; e Kai Schoppen, CEO da Infracommerce, Veras revelou que o crescimento do setor, na primeira semana, chegou a registrar aumento entre de 600% e 800%. Quem apostou minimamente em uma estrutura de e-commerce e no nosso caso já estávamos investindo há mais de dois anos conseguiu sobreviver bem durante a crise, mas com muitas surpresas e adaptações, disse.

Segundo o executivo, o principal desafio agora não é mais tecnológico, mas de demanda. É necessário observar quais processos são mais adequados e, eventualmente, substituir a tecnologia que não está dando conta no momento. Muitos supermercados nunca haviam tido essa demanda. A crise nivelou o mercado inteiro e todo mundo precisando ofertar, explicou.

Veras disse ainda que estamos vivendo um momento que vai direcionar o comportamento dos clientes no futuro. Antes da Covid-19, 50% dos clientes eram recorrentes e 50%, novos. Agora, 80% do público é composto por novos clientes. O setor já estava crescendo antes da pandemia em ritmo acelerado. Será muito difícil voltar ao patamar anterior e isso vale pra todo tipo de segmento, contou.

No bate-papo, Fábio explicou que o e-commerce é composto por quatro macroprocessos: plataforma, logística interna, logística externa e pós-vendas. Para ele, a logística é uma grande barreira atual, mas também chamou a ateção para o pós-vendas, ao citar que muitos não valorizam este ativo.Não ter um estrutura de atendimento com identidade e linguagem de comunicação com o mesmo approach da venda é uma grande falha. Essa linguagem e esse cuidado são fundamentais para manter o sucesso da sua operação, concluiu.

Este webinar conta com o patrocínio da DocuSign, empresa pioneira no desenvolvimento da tecnologia de assinatura eletrônica e que hoje ajuda as organizações a se conectarem e automatizarem como preparam, assinam, agem e gerenciam seus contratos.


Fonte: Mercado e Consumo 


Veja também

Dia% fatura 20% mais no Brasil

A respeito da pandemia do novo coronavírus, o grupo espanhol DIA teve crescimento em sua operação n...

Veja mais
Extra dará 5% de desconto nas compras com o Auxílio Emergencial e Saque Emergencial

Em apoio aos clientes, o Extra oferecerá 5% de desconto nas compras pagas com o Auxílio Emergencial ou Saq...

Veja mais
Live de Ideias do Grupo Koch apresenta o plano de abertura de cinco novas lojas

Alguns setores tiveram que recuar economicamente diante da pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. Outros, ti...

Veja mais
Enxuto Aqui inaugura mais duas unidades em Campinas; uma delas em condomínio

O Enxuto Supermercados continua a expandir sua operação e inaugurou ontem (16), uma unidade do Enxuto Aqui...

Veja mais
Assaí Atacadista lança o cartão Cesta Básica

O Assai Atacadista e a Epay, especialista em soluções pré-pagas, desenvolveram o cartão Cest...

Veja mais
Economart Atacadista anuncia abertura de quatro lojas em MG

A rede Economart Atacadista vai inaugurar quatro unidades em Minas Gerais neste semestre. Segundo o Diretor da empresa, ...

Veja mais
Supermercados: a nova realidade exige um novo layout

Ela costuma dizer que os supermercados não vendem arquiteturas, mas sim experiências, principalmente nos di...

Veja mais
Grupo Super Nosso realiza 11ª Feira de Vinhos

Este ano, a tão esperada Feira de Vinhos do Super Nosso será especial. Totalmente on-line, para se adequar...

Veja mais
Coop apresenta resultados de 2019 com crescimento de 5,3%

A Coop - Cooperativa de Consumo apresentou na quinta-feira (16) os resultados do exercício de 2019 durante Assemb...

Veja mais