Apaixonados por vinhos portugueses já podem marcar no calendário o período de 23 de outubro a 1° de novembro para ir ao Supermercado. O Festival Vinhos de Portugal vai investir meio milhão de euros em um evento no varejo, em uma parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Mais de 1.500 rótulos inéditos serão apresentados por cerca de 200 vinícolas, que trarão seus vinhos tradicionais e conhecidos, mostrarão suas novidades para o público brasileiro. Segundo Carlos Cabral, coordenador do evento, de 3 mil a 3,5 mil lojas devem participar do evento, com a ampliação da oferta de vinhos portugueses em suas gôndolas.
- A pessoa vai ter a oportunidade de escolher vinhos portugueses nos Supermercados. E que vinhos são esses? O que já temos no Brasil, que toda importadora tradicional traz e mais um lista que a ViniPortugal recebeu de seus produtores e mais uma lista com mais de 150 produtores que querem entrar pela primeira vez no Brasil. É uma grande oportunidade de um importador ou de uma rede de Supermercados trazer novos rótulos para o Brasi e ocupar cada vez mais esse espaço. O mercado está cada vez mais competitivo e temos que aproveitar a dormência de alguns países exportadores para o Brasil.
O presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, diz que o festival pretende ampliar o consumo e o conhecimento sobre os vinhos de Portugal, que é o nono exportador da bebida no mundo:
- São 14 regiões, e mais de 250 tipos de castas nossas, portuguesas. O brasileiro tem buscado cepas que não conhece, novas regiões, localidades e perfis de vinhos. Portugal tem essa variedade para oferecer e é exatamente para atender a desejos dos brasileiros que estamos investindo na realização do Festival mesmo em um período tão atípico - afirma.
Falcão lembra que Portugal é um país pequeno em extensão, o 109°, e o Brasil é o quinto. Mas, quando se olha para a importância do vinho naquele país, trata-se do 10° maior em área de vinhas e o 11° em produção de vinho.
- Nós exportamos 820 milhões de euros em valor, quase 1,4% das exportações de Portugal. O mercado do Brasil é importante, o nosso quarto maior mercado. E se excluirmos o vinho do Porto, o Brasil é o nosso segundo maior mercado - diz Frederico Falcão.
Ele explica que Portugal é um dos poucos países do mundo que têm toda a sua área demarcada para a produção do vinho:
- Toda a área é apta para a produção de vinho. Os Vinhos verdes são muito diferentes dos do Douro, que estão ao lado e são diferentes do Dão. Estamos a falar de poucas centenas de quilômetros e diferenças muito grandes entre as regiões. Temos uma grande diferença de terroirs, de solos, de climas.
Desde 2016, Portugal ocupa a vice-liderança na importação de vinhos no Brasil, com crescimento de 16,8% no primeiro semestre do ano, com alta de 17,2% em volume e de 18,6% em valor.
- Nos últimos três anos, uma onda de brasileiros visitou Portugal. O brasileiro é tratado como rei quando chega lá, em um país que fala a sua língua. Tem tudo a ver com a nossa história e nós com a deles. E toma todos os vinhos lá e conhece. Quando volta para cá quer tomar de novo - explica Cabral.
Os Supermercados respondem por quase 70% das vendas de vinhos no Brasil e por 31% da importação e venda de vinhos portugueses no país ano passado. É principalmente nos Supermercados que os novos consumidores de vinho compram suas primeiras garrafas, que costumam ser vinhos em promoção, passando depois para marcas mais caras e elaboradas.
- O vinho agrega uma imagem positiva ao Supermercado, é um diferencial. Ele tem alto valor agregado, o que é um fator positivo no faturamento. Além disso, é o produto ideal para promover vendas casadas com queijos, pães e frios, por exemplo - explica Marcio Milan, superintendente da ABRAS.
Com a pandemia do coronavírus e o isolamento social, os Supermercados registraram crescimento de 50% na venda de vinhos, entre fevereiro e maio deste ano, nas regiões Sul e Sudeste, e de 35% nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Os Supermercados participantes terão, sem custo, materiais exclusivos para as áreas reservadas para os vinhos portugueses, e seus funcionários serão treinados para atender o público durante o festival.
Fonte: O Globo