O estado de Pernambuco foi o escolhido para receber a nova Central de Distribuição, exclusiva para a operação do e-commerce do Extra e do Pão de Açúcar no Nordeste.
A nova estrutura, instalada no Recife (PE), fica na BR 101 Sul (Km 96,4), conta com 2,3 mil metros quadrados e possui capacidade para estoque e movimentação de mais de 3,6 mil produtos.
O projeto já fazia parte de um planejamento, com execução prevista de dois anos, e foi adiantado para atender a demanda das compras online de supermercados que os recifenses vinham fazendo. Ou seja, ele foi criado com o objetivo de aumentar a capacidade operacional, tanto em quantidade de pedidos quanto em volume de vendas, dos sites do Extra e do Pão de Açúcar.
Atualmente, as vendas online representam 5,6% das vendas alimentares do Extra e do Pão de Açúcar, sendo que neste último, o share chega a 15,3% do faturamento. E para manter a liderança no segmento do e-commerce alimentar, o grupo controlador das duas redes têm recentemente investido em diversas adaptações, entre elas:
- A atuação de 300 lojas em todo o Brasil, com estrutura para o atendimento da demanda online e a separação dos itens dos pedidos sendo feita diretamente por cada uma delas;
- A contratação de mais de mil colaboradores exclusivos para o e-commerce;
- O aumento de uma para seis centrais de distribuição exclusivas para a operação de vendas online no País, durante a pandemia.
A evolução do nosso e-commerce alimentar está apoiada, principalmente, no profundo conhecimento que temos do comportamento de compra dos nossos clientes. Em poucos meses, aceleramos projetos e iniciativas que estavam previstos para serem executados ao longo de dois anos, seguindo o planejamento de incremento do e-commerce alimentar, explica Rodrigo Pimentel, diretor de e-commerce alimentar do GPA.
Atualmente, a cesta de compras do cliente do e-commerce alimentar das redes Extra e Pão de Açúcar são seis vezes maiores do que a da loja física, e o ticket médio é cinco vezes mais alto. A maior parte dos itens adquiridos nas compras online continuam sendo os produtos de limpeza, bebidas e mercearia.
Fonte: Super Varejo