As ações do Grupo Mateus estrearam na terça-feira registrando ganhos. Às 10h20 (horário de Brasília), os papéis GMAT3 marcaram alta de 2,56%, a R$ 9,20. "Hoje é um dia para ficar na nossa história. Uma empresa genuinamente nordestina abrindo capital e ganhando a confiança de investidores do mundo todo. Abrir capital é uma grande decisão, que exige coragem, que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Mas o que não nos falta é fé e vontade de trabalhar. Essa determinação está no DNA do Grupo Mateus", comemorou Ilson Mateus, presidente da varejista.
Na semana passada, a varejista realizou abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) com captação de R$ 4,63 bilhões, o maior IPO de 2020 até o momento. A ação saiu a R$ 8,97, piso da faixa indicativa de preço. Além do lote principal, a empresa também colocou no mercado cerca de 75% do lote adicional.
O Grupo Mateus é uma das maiores redes varejistas de alimentos do país e a maior das regiões Norte e Nordeste, concluiu a sua oferta pública inicial (IPO) na B3. Realizado em formato de live, atendendo às
medidas de distanciamento social, o evento contou com a participação do CEO da B3, Gilson Finkelsztain, e de Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus, conectados com os demais executivos da companhia e conselheiros de administração diretamen-te de São Luis (MA), sede do grupo. Os recursos captados pela oferta serão direciona-dos para expansão orgânica da rede, disseram os administradores.
A oferta teve a coordenação da XP (Coordenador Líder), Banco Bradesco BBI (Agente Estabilizador), Banco BTG Pactuai, Banco Itaú BBA, BB Investimentos, Banco Santander e Banco Safra S.A. (Coordenadores da Oferta). "É uma honra ver que o Grupo Mateus enxerga o mercado de capitais e a B3 como parceiros para trilhar uma nova fase de expansão da sua marca e dos seus negócios. E assim chegamos ao 20° IPO do país e ao maior do ano, trazendo à bolsa mais representativida-de geográfica", comentou Gilson Finkelsztain.
O Grupo Mateus é o quarto maior atacarejo do país. Possui 137 lojas no Maranhão, Pará e Piauí. A rede emprega mais de 20 mil pessoas. O faturamento em 2019 foi de R$ 10 bilhões. A companhia estaria atrás do Assai (do GPA), Atacadão (do Carrefour) e do grupo chileno Censo-sud no nicho de atacarejos. Com a realização de seu IPO, o Grupo Mateus passa a ser a 156a empresa listada no Novo Mercado, segmento com os mais elevados padrões de governança corporativa.
Fonte: Monitor Mercantil