Em um movimento inovador no varejo brasileiro, o GPA e a Raia Drogasil ("RD") anunciam a criação de uma nova empresa, a Stix Fidelidade, que nasce como uma plataforma de produtos e serviços para acúmulo e resgate de pontos, de forma a oferecer descontos e vantagens aos seus clientes fiéis. A Stix reúne como acionistas o GPA e a Raia Drogasil, dois dos principais varejistas do Brasil no setor alimentar e farmacêutico, respectivamente, setores estes que têm grande capilaridade, volume de transações e frequência de compras.
Primeira coalizão brasileira de varejistas com empresas de abrangência nacional, a Stix reunirá como âncoras do programa as marcas Extra, Pão de Açúcar, Drogasil e Droga Raia, com cerca de 3 mil estabelecimentos em todo o País. A Stix Fidelidade terá como parceiro estratégico o Banco Itaú, um dos principais bancos do Brasil e que também é referência em cartões e em programas de fidelidade.
"Dada a relevância dos parceiros nos segmentos em que atuam e a robusta base de clientes, temos nas mãos uma oportunidade única para oferecer aos nossos clientes uma experiência de valor excepcional, sem atrito e multicanal", comenta Peter Estermann, Diretor-Presidente do GPA. "A nova empresa, que já nasce com marcas líderes do varejo brasileiro, tornará a experiência de fidelidade verdadeiramente acessível a todos os brasileiros, com mais transparência e alto valor percebido", complementa.
A partir do segundo semestre de 2020, os clientes que fizerem suas compras nas lojas da Droga Raia, Drogasil, Extra e Pão de Açúcar, além de outros parceiros, poderão acumular pontos Stix em uma conta única. Eles também poderão trocar por Stix os pontos acumulados nos cartões de crédito Itaú, ou mesmo adquirir cartões Itaú que permitam acumular os pontos diretamente em sua conta Stix.
Ao permitir aos clientes que somem pontos em uma ampla gama de setores com os quais eles já se relacionam no seu dia a dia, além de poder ganha-los utilizando o seu cartão de crédito, a Stix permitirá aos clientes somar um volume relevante de pontos com validade suficiente para garantir sua utilização.
Cada ponto valerá R$ 1,00 (um real), o que permitirá aos clientes terem o claro entendimento do seu valor. Os pontos poderão ser utilizados tanto no pagamento normal das suas compras como na troca por produtos do catálogo Stix, os quais oferecerão descontos bastante atraentes. As trocas poderão ser feitas diretamente nas lojas ou por meio dos aplicativos da Stix e de cada varejista participante.
"A Stix nos permitirá recompensar os nossos clientes fiéis e promover hábitos saudáveis a partir da entrega de pontos com valor claro e com a certeza de sua utilização. Além disso, eles poderão combinar as suas compras junto à Droga Raia, Drogasil, Pão de Açúcar e Extra, além de outros varejistas que integrarão a nossa plataforma, e também os seus gastos com os cartões Itaú para ampliar o seu ganho. Portanto, além dos benefícios para a saúde e para o bolso que ofereceremos aos nossos clientes, a Stix nos permitirá aumentar a sua fidelidade e atrair novos clientes que já se relacionam com os nossos parceiros", afirma Marcílio Pousada, Presidente da Raia Drogasil.
O Banco Itaú será um parceiro estratégico de longo prazo, ampliando a abrangência da experiência de fidelidade de seus correntistas e clientes de variados produtos financeiros, por meio de seus programas de fidelidade - que estarão interligados à plataforma Stix desde o início do programa.
"Com o lançamento da Stix em 2020, os clientes do Itaú poderão usufruir dos pontos do programa de fidelidade diretamente nos caixas dos supermercados do GPA e das drogarias Raia e Drogasil, melhorando ainda mais a experiência de uso e valor percebido do programa", afirma Carlos Formigari, diretor do Itaú.
A Stix Fidelidade, que terá sua composição acionária composta por 66,7% de participação do GPA e 33,3% da RD, será uma empresa autônoma, com um Conselho de Administração formado por membros indicados pelas duas empresas sócias. Sua governança irá garantir a privacidade e a proteção dos dados dos clientes, bem como a manutenção no longo prazo dos princípios que nortearam a formação da empresa e do relacionamento entre os acionistas fundadores. O negócio está sujeito à aprovação da autoridade antitruste brasileira - CADE.
O GPA foi pioneiro, há quase 20 anos, quando lançou o primeiro programa de fidelidade do varejo alimentar, o Pão de Açúcar Mais e, em 2014, o Clube Extra. Ambos vêm evoluindo na relação com seus clientes através de novas funcionalidades como o "Meu Desconto" e o "Meus Prêmios" e centrados no ambiente digital. Os aplicativos de Pão de Açúcar e Extra somam hoje mais de 10 milhões de usuários ativos.
A RD - Gente, Saúde e Bem-estar, foi formada em 2011 a partir da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam 198 anos de história. Com o propósito de "Cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida", a empresa possui mais de 2.000 lojas em 23 estados. A RD possui a maior plataforma de fidelidade do varejo brasileiro, com 36 milhões de clientes ativos nos programas Sua Raia e Drogasil e Você. Seu pioneirismo vem desde 1986, quando lançou o Cartão Raia, dando origem ao mais antigo programa de fidelidade do País.
Fonte: GPA