Carrefour conclui conversão das lojas adquiridas do Makro

Leia em 3min

Conversão foi realizada em tempo recorde e, até final do ano, lojas atingirão a maturidade, inicialmente prevista em quatro anos

 

O Grupo Carrefour Brasil anunciou que concluiu, no início de junho, a conversão das lojas e postos de combustíveis adquiridos em fevereiro de 2020 da rede Makro no país em Atacadão. Prevista para ocorrer de 12 a 15 meses, a conversão levou seis meses e já mostra resultados acima do esperado.

 

Ao todo, foram convertidas 29 lojas, sendo 22 próprias e 7 alugadas, e 13 postos de combustíveis, localizados em 17 estados brasileiros. Somente uma loja alugada (localizada em São Gonçalo/RJ) e respectivo posto de combustível, das 30 inicialmente anunciadas, não foi adiante por questões negociais junto ao proprietário do imóvel. Destas 29 lojas, uma foi convertida em atacado de entrega pelo Atacadão e 28 em lojas da rede.

 

A estimativa é que em quatro anos as 28 lojas novas lojas do Atacadão somem R$ 350 milhões ao ano ao EBITDA do Grupo, uma importante contribuição para o EBITDA do Atacadão, que totalizou R$ 3,6 bilhões em 2020. “Adquirimos pontos comerciais extremamente relevantes, com um enorme potencial de vendas e observamos isso já nos primeiros meses”, destaca Marco Oliveira, diretor vice-presidente de Operações do Atacadão.

 

Ainda, de acordo com Marco Oliveira, os resultados observados das lojas convertidas já se mostram extremamente satisfatórios, estando acima do planejamento traçado, com acelerada maturação das lojas. “As vendas nos primeiros meses de operação indicam que nossa meta inicial de maturação será atingida até o final de 2021, ou seja, as vendas mensais esperadas para o quarto ano serão atingidas no sexto mês de operação plena.”, complementa o executivo.

 

Como resultado da acelerada maturação das lojas, o crescimento esperado da receita após quatro anos em relação aos níveis anteriores à aquisição foi revisado para cima para 100% versus a meta anterior de 60%, o que se traduz em uma expectativa de R$ 5,4 bilhões em receita bruta (R$ 4,9 bilhões em receita líquida) em quatro anos para as 28 lojas.

 

A conclusão desta importante etapa ratifica a estratégia de crescimento assertiva do Grupo Carrefour Brasil na bandeira Atacadão nos últimos anos, bem como a capacidade de execução única do seu time de expansão. De 2018 a 2020, o Atacadão construiu e lançou 20 novas lojas por ano. Desde o início de 2021, foram inauguradas 28 novas lojas e um atacado de entrega, incluindo a expansão orgânica e a reabertura de lojas adquiridas. Com o fechamento da operação, o Grupo Carrefour Brasil realizou o desembolso total de R$ 1.957.996.971,51.

 

“Estamos muito satisfeitos por termos alcançado a integração total das lojas Makro que adquirimos significativamente antes do cronograma planejado. A rápida conversão das lojas Makro resultará na entrega dos resultados prometidos antes do prazo, demonstrando nossa capacidade de integrar aquisições com sucesso e atingir rapidamente as metas que estabelecemos”, afirma Noël Prioux, presidente do Grupo Carrefour Brasil.

 

Atualmente o Atacadão opera 233 lojas e 30 atacados de entrega, totalizando 263 ativos e segue com um plano robusto de expansão. A expectativa é de abrir mais 16 lojas do Atacadão e 3 atacados de entrega em 2021, atingindo assim 249 lojas e 33 atacados de entrega ao final deste ano.


Redação SuperHiper 


Veja também

Rede de varejo mexicana estreia em São Paulo com cinco lojas

Após se firmar em Campinas, a rede de proximidade OXXO entra na capital paulista com o intuito de prestar servi&c...

Veja mais
Peruzzo inaugura segundo atacarejo na campanha gaúcha

Criação da bandeira Ecomix ocorreu na pandemia e o investimento na segunda unidade, em Bagé, &eacut...

Veja mais
Maxxi Atacado abre sua primeira loja em Brasília

Presente em 11 Estados, o Maxxi chega ao Distrito Federal com  um atacarejo diferenciado, combinando preço b...

Veja mais
Grupo Koch abre atacarejo Komprão em Porto Belo

Segunda loja da rede atacadista começa a funcionar nesta quinta-feira, Dia de São João, no Balne&aa...

Veja mais
Carrefour lança marca própria de orgânicos 30% mais baratos

Atendendo apelo do consumidor moderno que quer comida saudável à mesa, rede apresenta a linha Carrefour Bi...

Veja mais
Clientes valorizam pequenos produtores e vendas dobram no Pão de Açúcar

No último ano, a linha “Caras do Brasil” teve crescimento de três dígitos também ...

Veja mais
Grupo francês Casino se prepara para vender GPA, mas rede nega

Segundo fontes, franceses contrataram banco para destravar valor do negócio para futura venda, mas GPA desmente a...

Veja mais
Tenda investe R$ 250 milhões em plano de expansão

Varejista quer abrir um novo centro de distribuição e promover quatro inaugurações de lojas ...

Veja mais
Super Nosso e Carrefour inauguram loja conjunta em BH

O novo modelo de negócio, firmado em 2019, entre o Grupo Super Nosso e o Grupo Carrefour Brasil se concretizou. A...

Veja mais