95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade

Leia em 2min

E 68% consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios para escolher o supermercado

 

De acordo com pesquisa inédita encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e divulgada durante a 37ª edição da APAS Show,95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis e 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético. “Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso”, afirma Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS SHOW.

 

Entre as motivações para escolher um supermercado, 68% dos consumidores consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios. Na sequência, aparecem investimentos e ações inclusivas para funcionários, sustentabilidade ambiental e programas de valorização de fornecedores e parceiros. “Do fornecedor ao colaborador, todos são importantes e recebem um olhar atento do consumidor”, enfatiza o executivo.

 

Comportamento online no setor supermercadista

 

A pesquisa ainda revela que 67% dos entrevistados entre 25 e 34 anos costumam comprar de forma online. A facilidade de comparar preços, encontrar tudo o que se procura e a comodidade de agendar as entregas são os responsáveis pelo crescimento de 15% das compras virtuais entre 2022 e 2023.

 

Mas, isso não significa que as lojas físicas perderam força. Elas ganham a preferência do consumidor nos quesitos atendimento pessoal e ambiente confortável, independente da faixa etária, classe social ou gênero.

 

Hábitos alimentares

 

Outro ponto interessante destacado pelo estudo é a mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros, mostrando que 53% da população procura manter uma alimentação saudável em boa parte das refeições e 15% optam por alimentos naturais, orgânicos e pouco industrializados. Esse número representa um sólido crescimento de 6% em relação ao registrado em 2022.

 

Atento a esta mudança, o setor supermercadista tem ampliado a oferta de produtos chamados FLV (frutas, verduras e legumes), que ganharam destaque especialmente após a pandemia, quando as pessoas aumentaram a preocupação com a saúde e a qualidade de vida.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Líder canadense se torna protagonista em ESG

Rede de supermercados Loblaw corta consumo de carbono em 17% com uso de eletricidade de fontes renováveis  ...

Veja mais
Redes avançam em logística “zero carbono”

Walmart e Loblaw reforçam iniciativas sustentáveis em sua cadeia de distribuição   Po...

Veja mais
PepsiCo recupera 8 mil toneladas de plástico de embalagens de snacks

Parceria com a eureciclo possibilita novo uso para BOPP pós-consumo, com base em economia circular   A Pep...

Veja mais
Quem são as redes mais sustentáveis dos EUA?

Veja quais são os supermercados que mais se destacam em ações ambientais no mercado americano &nbs...

Veja mais
Condor divulga resultados ambientais e destaca otimização do uso da água

Empresa investe em novas tecnologias que reutilizam materiais e insumos naturais, realiza tratamento de resíduos ...

Veja mais
Supermercados do Reino Unido assinam colaboração sobre mudanças climáticas

Maiores redes do país se unem para realizar ações para reduzir os impactos das emissões de g...

Veja mais
Refrigeração x eficiência energética: conheça cartilha de boas práticas

A proposta da publicação gratuita é disseminar informações para pequenos e méd...

Veja mais
Sustentabilidade e inovação estarão no foco do varejo em 2023

KPMG afirma que esses serão os principais tópicos de interesse do setor ao longo do ano     A...

Veja mais
No Dia Mundial da Água, vale pensar sobre o uso consciente desse recurso

Indispensável para a vida e os negócios, a Água é celebrada no dia 22 de março  ...

Veja mais