3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde

Leia em 2min 40s

Conheça exemplos de inovação que impulsionam a sustentabilidade no setor supermercadista

 

Por Renato Müller

 

Sustentabilidade é um aspecto cada vez mais importante para supermercadistas em todo o mundo – e isso vai muito além da redução do uso de embalagens plásticas ou do consumo de alimentos plant-based. No varejo americano, as redes entendem que os consumidores querem mais opções de alimentos sustentáveis, mais transparência e medidas eficientes de descarbonização.

 

Ao mesmo tempo, o aumento do custo de vida dificulta a venda de itens mais caros, forçando o varejo a avaliar as questões de sustentabilidade por um viés econômico. E isso é bom, pois facilita a tomada de decisões estratégicas: um estudo realizado pela Incisiv mostra que 76% dos supermercadistas consideram a sustentabilidade como um tema para o C-level dos negócios e 43% indicarão ainda neste ano um executivo para liderar seus esforços nessa área.

 

Com a mudança do mindset do varejo, que passa a encarar sustentabilidade como uma questão de viabilidade financeira, aumentam as possibilidades de inovação. Confira alguns exemplos:

 

     1- Redução do desperdício

Uma parceria da rede de supermercados Price Chopper com a startup Invafresh vem impedindo que 20 toneladas de alimentos sejam jogadas no lixo toda semana, resultando até agora em mais de 3.000 toneladas de produtos. Parte desse volume foi diminuído simplesmente comprando melhor. “Normalmente, os supermercados acabam comprando mais hortifrutis do que precisam, o que resulta em, literalmente, dinheiro jogado fora”, afirma Stephen Midgley, VP de marketing da Invafresh. “Ferramentas de análise de dados permitem identificar tendências de consumo e ajustar os volumes de compra, aumentando a eficiência da operação”, acrescenta.

 

     2- Redução do consumo de energia

Soluções de refrigeração mais eficientes, que usam dispositivos de Internet das Coisas para identificar falhas como vazamentos de líquidos ou portas de geladeiras abertas, são uma das maneiras como os supermercados podem reduzir seu consumo de energia sem prejudicar a experiência dos clientes. “É o tipo de recurso que diminui custos e contribui para a qualidade dos alimentos, pois evita que os produtos sejam acondicionados ou transportados em condições abaixo do ideal”, comenta Lianne Tombol, VP de soluções de portfólio da Hussmann, empresa especializada em equipamentos para PDVs.

 

     3- Gestão otimizada

Alimentos perecíveis são um diferencial cada vez mais importante na operação dos supermercados – mas para que isso se consolide, a gestão da categoria precisa ser melhorada. “Temos cadeias de suprimento multibilionárias e, muitas vezes, na ponta a administração é feita na base de papel e caneta”, afirma Matt Schwarz, CEO e cofundador da Afresh, plataforma de gestão de alimentos frescos.

 

A empresa desenvolveu um sistema de gestão de estoques que usa Inteligência Artificial para fazer pedidos de forma mais assertiva, especializado no setor de perecíveis e levando em conta especificidades como a sazonalidade, o curto shelf life e os gargalos da cadeia de suprimentos. “Estamos usando machine learning para trazer mais eficiência para a gestão dos perecíveis em redes de grande porte no varejo americano, reduzindo os níveis de estoque e as perdas ao mesmo tempo”, finaliza.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Desenvolvido pelo Instituto de Zootecnia de São Paulo, em parceria com a JBS e a Silvateam, projeto é a pr...

Veja mais
Ypê faz ação digital que pode render o plantio de 500 árvores por dia

Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, ação de repost de story pelo púb...

Veja mais
Consumidores querem provas de sustentabilidade das empresas

Para os clientes, não basta fazer – é preciso comprovar que o discurso sustentável não...

Veja mais
Empresa desenvolve bioplástico a partir do resíduo da castanha-do-Brasil

Projeto apoiado pelo Fundo JBS pela Amazônia prevê transformações sustentáveis na regi&...

Veja mais
Vinícola recebe certificado ambiental

Práticas implantadas pelo grupo Miolo em suas unidades triplica redução de tCO2   Sustentabi...

Veja mais
Embalagens sustentáveis

Conheça a película de pvc resistente, com boa elasticidade e composição 100% biodegrad&aacut...

Veja mais
Limppano investe em ações para mitigar impactos ambientais

Nos últimos anos, a empresa reduziu suas emissões de gases do efeito estufa em mais de 1.840 toneladas de ...

Veja mais
No Dia da Margarina, marca líder do mercado aposta em sustentabilidade

Qualy reforça portfólio completo na categoria e compromisso com o reuso de 100% de suas embalagens  ...

Veja mais
BabySoft participa de ações para estimular o consumo consciente

Marca apoia a moda mais sustentável por meio do movimento #amesuasroupas.   A BABY SOFT, marca d...

Veja mais