1ª edição do Programa Fermenta Impacto+ selecionou startups de impacto socioambiental positivo para cumprir metas ESG
Danone Brasil acaba de lançar a primeira edição do Programa Fermenta Impacto+, programa de inovação aberta voltado para implementação de soluções de startups de impacto que auxiliam o atingimento de metas de sustentabilidade da companhia.
Buscando acelerar a transformação digital, fortalecer a cultura de inovação na Danone e desenvolver novos modelos de negócios da empresa, com ênfase em impacto socioambiental, a companhia selecionou, em parceria com o Quintessa (aceleradora de impacto) três startups para desenvolverem projetos que sejam Tudo de Bom, Tudo de Bem para a saúde das pessoas e do planeta, contribuindo com o alcance de metas de sustentabilidade da companhia.
“Nos unimos ao Quintessa em busca de parceiros que possam acelerar o atingimento das nossas ambições em ESG, além de estimularem a cultura da inovação aberta e o intraempreendedorismo na companhia”, declara o diretor executivo de inovação e sustentabilidade da Danone Brasil, Michael Behrndt.
Para a edição deste ano, foram definidos como foco as temáticas de Mudanças Climáticas e Economia Circular. Para priorizar os desafios dentro dessas duas temáticas, foram entrevistadas pessoas de 12 áreas diferentes da empresa. Ao fim do processo, foram mapeados seis desafios: Mudanças Climáticas: Capacitação escalável e didática para o produtor rural e Manejo adequado de esterco para melhor tratamento do dejeto; Economia Circular: Venda de alimentos próximos à data de vencimento, Soluções para maior geração de valor de sobras de matéria prima, Soluções para fomentar a cadeia de reciclagem das embalagens pós consumo, com praticidade para o consumidor final e Desenvolvimento de embalagens compostáveis.
“A parceria entre Quintessa e Danone no Programa Fermenta Impacto+ é uma oportunidade que gera valor para ambas as partes. Para as startups envolvidas, representa a chance de implementar soluções inovadoras, enquanto a Danone ganha eficácia na execução de sua estratégia de negócios, alinhada às suas metas de sustentabilidade”, complementa Co-CEO do Quintessa, Anna de Souza Aranha.
O Fermenta Impacto+ recebeu 48 inscrições e selecionou 18 empreendedores para participar da etapa de entrevistas individuais e checar a sinergia com os desafios propostos. Desses, nove negócios participaram do Pitch Day para apresentar suas soluções, sendo esta a fase final antes do anúncio das três startups vencedoras, que estruturarão o plano de execução do piloto em cocriação com a equipe da Danone e do Quintessa, a ser implementado no decorrer de 2024.