Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores

Leia em 1min 40s

Pesquisa mostra que americanos estão dispostos a priorizar aspectos ESG em detrimento de preço e conveniência

 

Por Renato Müller

 

Os consumidores americanos estão cada vez mais atentos às questões de sustentabilidade, que influenciam as decisões de consumo em uma intensidade maior a cada ano. Essa é a principal conclusão de um estudo realizado recentemente pela Blue Yonder.

 

De acordo com a 3ª Pesquisa Anual de Sustentabilidade, realizada pela empresa com mais de mil consumidores americanos, 78% dos entrevistados afirmam que fatores ESG são importantes no momento de escolher um produto ou de comprar de um determinado varejista – e 47% disseram que seu interesse em comprar de forma sustentável aumentou no último ano.

 

“É promissor que tantos consumidores se mostrem dispostos a gastar mais para comprar produtos sustentáveis, uma vez que temos vivido tempos em que o orçamento das pessoas tem sofrido mais restrições”, afirma Saskia van Gendt, diretora de sustentabilidade da Blue Yonder. Para a executiva, a disposição de gastar mais deveria enviar uma mensagem clara para marcas e varejistas: investir em soluções sustentáveis vale a pena para manter a confiança e a fidelidade dos consumidores.

 

O estudo mostra que 40% dos entrevistados aceitam pagar até 5% mais por produtos sustentáveis e 25% pagariam 10% ou mais por itens com atributos ESG sólidos. Quase metade dos consumidores provavelmente pagariam mais por opções de entrega mais ecológicas, como embalagens sustentáveis ou menor pegada de carbono.

 

Fica um ponto de alerta: nas novas gerações existe uma atenção e uma preocupação maior com questões de sustentabilidade do que entre a população mais idosa (85% dos consumidores da Geração Z e 67% dos baby boomers dizem se importar com esses pontos), mostrando que os aspectos ESG serão cada vez mais relevantes nas decisões de consumo dos clientes.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

Redes britânicas se unem para reduzir pegada de carbono

Líderes locais criam coalizão para estabelecer padrões de mensuração do impacto ambie...

Veja mais
Maioria das indústrias já adota ações para melhorar sustentabilidade

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizada com empresários de todo o...

Veja mais
Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade nas decisões de compra do que a média global

Pesquisa mostra que 25% dizem não comprar de um varejista se ele não for ambientalmente consciente, enquan...

Veja mais
Programa da Danone foca em encontrar soluções sustentáveis

1ª edição do Programa Fermenta Impacto+ selecionou startups de impacto socioambiental positivo para c...

Veja mais
Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol

Com inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa completo e auditado, a empresa conquista a certifica&...

Veja mais
3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde

Conheça exemplos de inovação que impulsionam a sustentabilidade no setor supermercadista   P...

Veja mais
Estudo mostra que o uso de tanino reduz em 17% a emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Desenvolvido pelo Instituto de Zootecnia de São Paulo, em parceria com a JBS e a Silvateam, projeto é a pr...

Veja mais
Ypê faz ação digital que pode render o plantio de 500 árvores por dia

Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, ação de repost de story pelo púb...

Veja mais
Consumidores querem provas de sustentabilidade das empresas

Para os clientes, não basta fazer – é preciso comprovar que o discurso sustentável não...

Veja mais