Neste século XXI os consumidores, e por consequência as empresas, têm demonstrado uma preocupação cada vez maior com as questões ambientais. O consumo consciente tem se revelado como uma boa opção de negócios e a estratégia para atingir este público é a aposta na sustentabilidade. No setor varejista, estas mudanças podem ser vistas no armazenamento, manipulação e conservação de produtos, que aliados à preocupação com o meio ambiente têm gerado transformações estruturais nas empresas. Recentes pesquisas mostram que grande parte das organizações já possui um gestor de sustentabilidade e considera o tema muito importante. Esses profissionais, no entanto, geralmente dividem seu tempo com outras atividades ligadas aos setores de RH, marketing, administrativo ou meio ambiente, não podendo dedicar 100% do seu tempo ao assunto. Ainda assim, 78% afirmam tomar ações concretas sobre sustentabilidade da embalagem.
Para serem consideradas sustentáveis, as embalagens precisam preencher alguns requisitos da Associação Brasileira de Embalagem (Abre). Entre eles estão a proporção ideal de embalagem x produto, otimizando o peso específico; equilíbrio na distribuição do produto, minimizando o desperdício; reaproveitamento do material; inexistência de efeitos indesejáveis ao meio ambiente. Apesar de a discussão sobre o tema ainda ser recente, as mudanças no setor já começaram a aparecer. As empresas que apostam na área estão buscando estas qualificações e começam a oferecer uma gama de produtos diferenciados. A maioria das embalagens que estão hoje no mercado já atendem a alguns quesitos de sustentabilidade como otimização de seu peso específico, possibilidade de reciclagem ou reaproveitamento de seu material, entre outros aspectos. Cada vez mais as questões ambientais e o conceito de sustentabilidade farão parte de nossas vidas. Vale abraçar a causa e fazer o melhor que podemos para possibilitar uma vida em harmonia com a natureza.
João Carlos de Oliveira - Presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados