Nós ainda estamos engatinhando nesse tema, mas nos supermercados da Inglaterra, nos últimos quatro anos, o uso de sacolas plásticas caiu 43%, segundo matéria de hoje do jornal inglês "The Guardian". Nesse período, a quantidade de matéria-prima usada para a fabricação dessas bolsas foi reduzida em 39.700 toneladas por ano.
Em entrevista ao jornalista Mark King, um porta-voz da rede varejista Marks & Spencer diz que eles começaram a cobrar pela sacola plástica, que leva 100 anos para se decompor na natureza, em maio de 2008. Além da cobrança, eles incentivam o uso de bolsas que podem ser utilizadas várias vezes. E os números mostram que as novas práticas adotadas pela rede valeram a pena: de 2006 para cá, o uso de sacolas plásticas caiu 64%.
Para conseguirmos bons resultados como esse, é preciso mudar de atitude. Ainda dá tempo! Consumidores que estão preocupados com a preservação do meio ambiente devem deixar o plástico de lado e passar a usar bolsas de tecido, que podem ser encontradas em lojas e supermercados da cidade.
Veículo: O Globo