Em plenária do CONSEA, Lula também assinou a petição “1billionhungry”, promovida pela FAO.
Brasília, Brasil/Santiago, Chile, 26 de agosto de 2010- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva uniu-se à campanha contra a fome organizada pela FAO, assinando a petição “1billionhungry” (um bilhão de pessoas com fome) e dando um apitaço contra a fome.
O apitaço ocorreu ontem (25) à noite no Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante a XVIII reunião plenária do CONSEA na qual Lula também assinou decreto instituindo a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Mais de 400 mil pessoas já assinaram a petição “1billionhungry”, que pede que os líderes mundiais façam da erradicação da fome sua prioridade.
Você também pode assinar a petição aqui: www.1billionhungry.org/faobrasil
Um milhão de assinaturas
A meta é conseguir um milhão de nomes até o fim de novembro, e apresentar a petição aos 192 Estados Membros da organização que participarão do Conselho da FAO.
Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas no mundo vivem numa situação de fome crônica.
“A fome dói e mata. E nós não podemos ficar indiferentes perante tanto sofrimento”, afirmou o representante da FAO no Brasil, Hélder Muteia na cerimônia, antes de convidar Lula a assinar a petição e apitar contra a fome.
Brasil: compromisso com a luta contra a fome
Nos últimos anos, o Brasil promoveu importantes avanços institucionais para garantir o direito à alimentação, como a inclusão do direito à alimentação entre os direitos sociais assegurados na Constituição, e a promulgação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e da lei que determina que 30% dos produtos que abastecem a merenda escolar sejam comprados de agricultores familiares.
Hélder Muteia elogiou a estratégia Fome Zero e os esforços do governo para promover a inclusão social e fez um chamado para que outros governos sigam o exemplo brasileiro.
O projeto “1billionhungry”
O projeto “1billionhungry” é uma campanha de comunicação que busca reunir apoio internacional para acabar com a fome no mundo. Diversas celebridades participam desse esforço, incluindo o ator Jeremy Irons, o músico cubano Chucho Valdés e Gilberto Gil, e o goleiro do Real Madrid e da seleção espanhola campeã do mundo, Iker Casillas.
No Brasil, o projeto conta com diversos apoios, entre eles, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), a Rede Nacional de Mobilização Social (COEP), a Fundação Banco do Brasil, agências do Sistema Nações Unidas no Brasil, Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Visão Mundial, Portal do Voluntariado, Planeta Voluntários, Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), e de universidades como UnB, UniCeub e UPIS.
Para assinar a petição visite o site: www.1billionhungry.org/faobrasil
ATENÇÃO JORNALISTAS: Caso necessitem de fotografias e vídeos do apitaço contra a fome do presidente Lula, ou outros materiais do projeto 1billionhungry, entre em contato conosco nos e-mails ou telefones abaixo.
Assessoria de imprensa:
Representação da FAO no Brasil: Lídia Silva, lídia.silva@fao.org, (55 61) 3038 2270
Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe: Lucas Tavares, lucas.tavares@fao.org, (56 9) 9802 7300
Siga-nos em Twitter: www.twitter.com/faonoticias