'Vamos Tirar o Planeta do Sufoco' segue exemplo ecológico realizado em Jundiaí
Sorocaba deu o pontapé inicial à campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco", que tem como objetivo acabar com o uso de sacolas plásticas em supermercados da cidade. O projeto foi lançado na Câmara na manhã desta quarta-feira, em audiência proposta pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB).
“Segundo o Ministério do Meio Ambiente, são utilizadas mensalmente 60 sacolas por habitante, o que em Sorocaba representa mais de 30 milhões ao mês. Apenas um percentual muito pequeno vai para os aterros sanitários. A maioria se perde no caminho e vai parar em bueiros, o que é muito impactante para o meio ambiente”, declarou Donizeti.
A campanha de Sorocaba segue o exemplo da cidade de Jundiaí, em que as sacolas plásticas foram proibidas e devidamente substituídas por sacolas biodegradáveis, que são vendidas nos mercados a preço de custo (R$ 0,19 a unidade).
Em Jundiaí, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) estima que 66 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser utilizadas, o que representa 240 toneladas de plásticos a menos no aterro sanitário do município.
A secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, afirmou que é de interesse da prefeitura trabalhar para a sustentabilidade socioambiental. "Agora que já conhecemos o modelo da Apas implantado em Jundiaí, nosso trabalho continua para que possamos definir um modelo para Sorocaba", disse.
Veículo: Rede Bom Dia