Na TV, apresentadoras se esmeram para ensinar os telespectadores a enfeitar suas árvores com material reciclado. Nas revistas, nos jornais e na internet existem inúmeras dicas de como transformar, por exemplo, uma garrafa pet em um objeto de decoração natalina. Toda essa movimentação indica que vem por aí o Natal mais politicamente correto da década.
Diante dessa percepção, nada mais natural do que o banco Santander apelar para uma mensagem natalina baseada na preocupação de não se poluir o meio ambiente gerando mais lixo. O comercial, que deve começar a ser veiculado na próxima sexta-feira, foi todo feito com material reaproveitado.
O filme, criado pela agência Talent, foi realizado por meio da técnica chamada stop motion - uma animação fotografada quadro a quadro e depois montada em sequência para dar a sensação de movimento - e conta a história de São Nicolau.
Não só os bonecos, mas também todo o cenário foi criado usando material reutilizado, como palitos de sorvete, embalagens de papel, botões e retalhos de tecidos.
No final do comercial, aparece a assinatura de toda a campanha do banco: "Esta foi a ideia do São Nicolau. Qual é a sua? Vamos fazer juntos?"
A maior dificuldade na montagem, segundo a equipe responsável, foi achar o material certo pra cada objeto de cena. Por exemplo, transformar em chaminé uma embalagem de chocolates M&M.
Além da exibição do comercial na televisão, o banco criou um hotsite para exibir todo o processo criativo de montagem do filme. Uma execução tão cuidadosa que mereceu registro que será mostrado ao público no portal de armazenamento de vídeos YouTube.
Veículo: O Estado de S.Paulo