"O projeto de decoração de Natal deste ano de 2010 foi idealizado para demonstrar o quanto as práticas sustentáveis estão enraizadas no DNA do Grupo Pão de Açúcar (GPA)". A frase é de Thatiana Pereira Zukas, analista de Sustentabilidade do Grupo. Dentro do espírito de Natal de consciência ambiental, até o dia 06 de janeiro de 2011, árvores natalinas confeccionadas de garrafas de PET e latas de óleo, recicladas, compõem a decoração de doze lojas da rede, próximas dos principais pontos turísticos de Natal da cidade.
Internamente, o GPA incentiva a participação dos funcionários de modo a abraçarem o propósito das campanhas de sustentabilidade desenvolvidas e, assim sendo, passarem a estimular cada vez mais o cliente a adotar práticas com esse fim.
O incentivo ao descarte de embalagens de papelão para fins de reciclagem (como uma simples embalagem de creme dental) é importante ação que teve início o programa Caixa Verde, em 2008.
Nesse ano, o GPA arrecadou mais de 6 mil toneladas de material reciclável (papel, plástico, alumínio e vidro), doadas para Cooperativas de Reciclagem. Além disso, foram coletados mais de 460 mil litros de óleo de cozinha usado que foram destinados à produção de biocombustível.
Com relação aos produtos comercializados, Thatiana Zukas destaca o programa "Caras do Brasil", que beneficia cerca de 40 mil pessoas de 55 comunidades de várias regiões do País. O portfólio de produtos inclui mais de 175 itens de alimentação e de artesanato, visando ao comércio ético e solidário. "O programa é o de 'Qualidade da Origem', com foco nos fornecedores de frutas, legumes e verduras, responsáveis para que os produtos cheguem à rede livres de agrotóxicos, permitindo ao cliente uma visão geral da cadeia de produção, do plantio até a hora em que chega à mesa", afirma.
Outra iniciativa é da carne da marca própria Taeq, com selo de excelência, possibilitando aos consumidores conhecerem o processo de comercialização da carne.
Veículo: DCI