Consumidor quer mais 'produtos verdes' no mercado

Leia em 3min

Muitas empresas se preocupam em vender produtos em embalagens sustentáveis, que priorizam os cuidados com o meio ambiente – uma forma de projetar a marca de forma positiva. Mas esse tipo de ação pode deixar de ser um diferencial. "Os consumidores estão cada vez mais preocupados com sustentabilidade. Eles querem itens que não agridam o meio ambiente e usem menos recursos naturais", disse a consultora em design sustentável Elisa Quartim.

 

Ela citou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que leva as empresas a mudar seus processos, inclusive da embalagem, para incentivar a reciclagem de lixo e o manejo correto dos produtos. Fabricantes, distribuidores e comerciantes têm que recolher as embalagens usadas. "Foi criada a responsabilidade compartilhada entre sociedade e governo."

 

Não é difícil encontrar exemplos de companhias que integraram a sustentabilidade no dia a dia. A Brinquedos Estrela escolheu o tradicional jogo Banco Imobiliário para inovar. O produto é feito com peças de plástico verde, material obtido da cana-de-açúcar; o tabuleiro, a caixa e as cartas são de papel reciclado. Essa versão custa, em média, R$ 10 a mais do que a tradicional – chega a R$ 90. Além disso, a empresa aboliu o plástico shrink (fininho e elástico), que envolvia as embalagens dos jogos.

 

O diretor de marketing da Estrela, Aires Leal Fernandes, explicou os motivos da empresa. Segundo ele, a companhia quer "assumir a responsabilidade que as empresas têm de cuidar do meio ambiente, e também oferecer um diferencial para elevar as vendas".

 

O setor de alimentos também está engajado. As tampinhas dos leites UHT das linhas Ninho e Molico, da Nestlé, são feitas com derivados de cana – o que contribui para reduzir as emissões de gases que geram o efeito estufa. A Taeq, do Grupo Pão de Açúcar, reutiliza as embalagens de papel deixadas pelos clientes nas Estações de Reciclagem e nos caixas verdes para serem reaproveitadas. E a Coca-Cola utiliza uma garrafa PET na qual o etanol da cana substitui parte do petróleo utilizado como insumo.

 

"O consumidor está mais consciente. As empresas precisam enfrentar a concorrência e priorizar o cuidado com o meio ambiente", afirmou o coordenador da pós-graduação em embalagens do Instituto Mauá, Antonio Cabral.

 

Já a professora de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM),  Gisela Schulzinger, abordou os preços mais altos dos produtos sustentáveis. "Isso vai mudar com o tempo, à medida em que seja registrado o aumento dos processos."

 

Dificuldade de manuseio pode prejudicar consumo

 

Quem sofre um "acidente de consumo" e se machuca tentando abrir uma embalagem poderá nunca mais comprar o produto. Esse foi um dos pontos abordados ontem no Encontro Internacional de Inovação, com o tema Design Universal, organizado pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre), em São Paulo.

 

Uma das palestrantes do evento, a coordenadora do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Lisa Gunn, citou uma pesquisa feita pelo instituto para demonstrar o que o consumidor quer da embalagem: segurança, praticidade e sustentabilidade. Além disso, ela deve esclarecer se foi feita com material reciclado – e se é reciclável.

 

Entre as embalagens mais difíceis de serem manuseadas, foram indicados os vidros com tampa metálica e lacre, e as de vinagre – já que o lacre tipo "fita" se quebra e a pessoa tenta abrir a tampa até com os dentes. As embalagens de CDs e DVDs também ganharam destaque

 


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Inpev fará reciclagem de sacos agricolas

Entidade que coordena logística reversa de defensivos agrícolas reduz custos e amplia área de atua&...

Veja mais
"Cultura verde" abre mercado a produtos reciclados da cana

Papel: GCE é primeira marca nacional de sulfite a partir da celulose extraída do bagaço da cana-de-...

Veja mais
Sebrae avalia "ações verdes" das empresas

Mais da metade delas não tem conhecimento sobre o tema.   Sondagem realizada pelo Serviço Brasilei...

Veja mais
No supermercado: Plástico de cana embala iogurte no Brasil

Chegam nesta semana aos supermercados brasileiros duas marcas de iogurte com embalagem de polietileno "verde", feito de ...

Veja mais
Rolo compressor

A fabricante de papel e celulose APP é criticada pela derrubada de florestas na Ásia. Seu desafio é...

Veja mais
Supermercado abre outra loja "verde" em SP

Com investimentos de R$ 15 milhões, a rede Pão de Açúcar inaugura sua terceira loja ecologic...

Veja mais
Sacola legal divulga empresas

A lei que proíbe o uso de sacolas plásticas em Belo Horizonte está em vigor desde abril. Uma altern...

Veja mais
Comissão debaterá alternativas ao uso de sacolas plásticas

  A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realizará audi&e...

Veja mais
O varejo ajuda a mudar hábitos de consumo

O varejo é considerado um promotor de importantes mudanças rumo a uma economia verde, enquanto elo entre f...

Veja mais