Até dia 26 de outubro, os postos de coletas de Estações do Metrô de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília receberão TVs, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos, cabos, fitas, CDs e DVDs
No mês do Consumidor Sustentável, o Ministério do Meio Ambiente promove, em conjunto com as Companhias do Metropolitano (Metrô) de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, a concessionária MetrôRio e as empresas Carrefour, Descarte Certo, Oxil e Philips, uma ação de coleta de lixo eletrônico nestas cidades brasileiras.
Até a próxima quarta-feira (26/10) os postos de coleta receberão TVs, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos, cabos, fitas, CDs e DVDs.
A iniciativa faz parte da campanha, desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente e dedicada à conscientização da população sobre o consumo sustentável e à promoção do conceito e de suas práticas.
A expectativa é que sejam recolhidas mais de 50 toneladas de material eletrônico que será enviado para centrais de manufatura reversa. Inicialmente, são reaproveitados todos os materiais que possam retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. Esse processo traz benefícios na equação ambiental. O que não pode ser reaproveitado é descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para tal, evitando a contaminação.
Temos que conscientizar os consumidores que há lugar (adequado] para o lixo eletrônico", disse a gerente de Consumo Sustentável do Departamento de Produção e Consumo Sustentável do ministério, Fernanda Daltro.
Anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no País. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros, que não sabem como descartar corretamente esses aparelhos. Destes produtos, vão vazar elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que irão contaminar o ar ou os lençois subterrâneos, responsáveis por mais de 90% da água que bebemos.
A Abras incentiva ações de proteção ao meio ambiente e de descarte correto de resíduos eletrônicos e tem participado em Brasília do Grupo Técnico Temático (GTT) que discute a implantação da logística reversa de produtos eletroeletrônicos.
Postos de Coleta
São Paulo - Estação do Tucuruvi, na Linha 1 Azul.
Rio de Janeiro – Estação Carioca, no centro;
Belo Horizonte – Estação Eldorado;
Brasília - Estação Galeria.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente/ Agência Brasil/Portal Abras