MMA, Carrefour, Philips e Metrô promovem campanha para descarte certo de eletrônico

Leia em 3min 50s

 

Para comemorar o Dia Nacional do Consumidor Consciente, o Ministério do Meio Ambiente promove, em conjunto com as Companhias do Metropolitano (Metrô) de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, a concessionária MetrôRio e as empresas Carrefour, Descarte Certo, Oxil e Philips, uma ação de coleta de lixo eletrônico nestas cidades brasileiras.

 

A partir desta quarta-feira (12 de outubro), a população dessas capitais poderá entregar o seu aparelho eletroeletrônico usado nos postos de coleta instalados nas áreas livres dos mezaninos das seguintes estações do Metrô: Tucuruvi (SP) na Linha 1 Azul, Carioca (RJ), Eldorado (BH) e Galeria (DF). Até o dia 26 de outubro, das 6h às 18h, os postos de coleta receberão TVs, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos, cabos, fitas, CDs e DVDs.

 

A iniciativa faz parte da campanha “Mês do Consumo Sustentável”, desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente e dedicada à conscientização da população sobre o consumo sustentável e à promoção do conceito e de suas práticas.

 

A expectativa é de que ao longo dos 14 dias de ação sejam recolhidas mais de 50 toneladas de material eletrônico que será enviado para a Oxil, uma empresa do Grupo Estre que atua desde 1998 com a reciclagem de eletroeletrônicos.

 

Inicialmente, serão reaproveitados todos os materiais que possam retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. Esse processo traz benefícios na equação ambiental. O que não pode ser reaproveitado é descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para tal, evitando a contaminação.

 

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou a importância da iniciativa em favor do consumo sustentável e destaca o lançamento do Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), em novembro. O documento prevê um conjunto de ações para promover a adoção de padrões de produção e o consumo  que garantam a relação harmônica entre o desenvolvimento humano e o meio ambiente.

 

”A nossa meta é promover uma discussão entre governo, setor produtivo e sociedade civil para mostrar que responsabilidade socioambiental é lucrativa e coloca o país na direção correta para o desenvolvimento sustentável”, enfatizou a Ministra do Meio Ambiente.

 


Já para o presidente da Descarte Certo, Lucio Di Domenico, é grande o número de  pessoas  que ainda não descobriram a importância do descarte adequado de materiais eletroeletrônicos. “Muitas vezes eles são encontrados em lixos comuns e outros locais inapropriados onde, além de se misturarem a materiais reutilizáveis, acabam contaminando o meio ambiente. E nos dias atuais, essa uma atitude que o consumidor não tolera. A sustentabilidade é a palavra de ordem”, assinalou Domenico.

 

Criada em 2009 para fazer a gestão de toda a cadeia reversa de produtos eletroeletrônicos, a Descarte Certo atua em todo o território nacional e oferece solução completa que vai desde uma simples coleta, com agendamento, na casa de um consumidor ou empresas, passando posteriormente pela desmontagem, descaracterização e reciclagem dos resíduos.

 

A Gente Recicla

Para incentivar a população a participar da campanha “Mês do Consumo Sustentável” foi desenvolvido o hotsite “ A Gente Recicla” – www.agenterecicla.com.br. O site traz informações mais detalhadas sobre o projeto, postos de recolhimento dos aparelhos, entre outras ações. Além disso, serão veiculados spots em rádios parceiras e comunitárias para reforçar a importância do assunto.

 

Lixo Eletrônico e Consumo Consciente

Anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no País. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros, que não sabem como descartar corretamente esses aparelhos. Destes produtos, vão vazar elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que irão contaminar o ar ou os lençois subterrâneos, responsáveis por mais de 90% da água que bebemos.

 

O papel do consumidor é o de disseminar o conceito e a prática do consumo sustentável, fazendo com que pequenos gestos realizados por um grande número de pessoas promovam grandes transformações. O conceito pode ser praticado no dia a dia por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.

 

Fonte: A4 Comunicação

 


Veja também

Plano Nacional de Resíduos Sólidos está em Consulta Pública

    A Abras participa das audiências públicas para debater o Plano Nacional de Resí...

Veja mais
Logística Reversa: primeiros resultados dos trabalhos em Brasília

    Grupo Temático de Eletroeletrônicos: Integrantes dos discutem a modelagem da ...

Veja mais
Custo da Logística Reversa: debate chega a Estados e Municípios

      Apesar de o Plano Nacional de Resíduos Sólidos estar sendo debatido nest...

Veja mais
Estações de reciclagem do Pão de Açúcar fazem 10 anos

Ao completar dez anos de existência, as estações de reciclagem nas lojas do supermercado Pão ...

Veja mais
Brasil recicla 20% do plástico usado, diz pesquisa

Pouco mais de 19% dos plásticos consumidos no país foram reciclados no ano passado, segundo estudo da cons...

Veja mais
Farmácia de Campinas inova em coleta de medicamentos vencidos

Lançada em 2007 e de forma pioneira pela Fórmula & Cia. de Campinas, a campanha "remédio vencid...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar faz parceria e vai coletar resíduos de equipamentos eletrônicos

O acordo foi fechado com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos ...

Veja mais
Esta máquina transforma lixo em dinheiro

Alguns supermercados começam a trocar embalagens recicláveis por cupons de desconto. Vale a pena? Uma vez...

Veja mais
58% das empresas ignoram conceito de sustentabilidade

Apesar de desconhecimento, avaliação é de que iniciativas são lucrativasNegócios que ...

Veja mais