Farmácia de Campinas inova em coleta de medicamentos vencidos

Leia em 2min

Lançada em 2007 e de forma pioneira pela Fórmula & Cia. de Campinas, a campanha "remédio vencido não vai para o lixo" já contabiliza 1,35 mil quilos de remédios vencidos recolhidos de seus clientes, desde a implantação da campanha de descarte responsável. A média mensal é de 30 quilos de remédios vencidos recolhidos, no período de agosto de 2010 a julho de 2011.

"Nós temos observado que de 2007 pra cá, além desse volume que a gente conseguiu evitar que fosse para o esgoto e fosse jogado no solo e nos rios, nós conseguimos tirar de dentro de casa esses remédios vencidos que muitas vezes eram alvo de acidentes domésticos com crianças por intoxicação. No último ano caiu um pouco o nosso recolhimento mensal, que é em média de 30 quilos. A gente está encarando isso como uma vitória, pois significa que as pessoas que aderiram à campanha já não têm mais em casa e as que têm não deixam acumular e estão trazendo para as farmácias", diz.

Jogar remédio vencido no lixo, no vaso sanitário ou na água corrente pode acarretar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Na maioria das vezes é assim que os remédios vencidos são descartados.

Em geral as pessoas desconhecem os meios corretos para descarte de remédios vencidos, principalmente pela falta de leis específicas, voltadas à sua correta destinação. Isso motivou o diretor-proprietário da Fórmula & Cia., Marcos Ebert, a implantar a campanha de coleta nas duas unidades da empresa. "

A campanha sobre esse tema ambiental é tão importante, que atualmente diversas câmaras municipais estão elaborando legislação específica e várias empresas do segmento também já estão adotando o descarte correto. Temos a informação de que há uma movimentação também no congresso nacional de transformar isso em lei", explica.

Ebert explica que o descarte final dos remédios vencidos, depositados pelas pessoas nos postos de coleta é feito pela empresa especializada Ambicamp, também responsável pela execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde da Fórmula & Cia. Desde 2004, mesmo sem haver legislação específica na época, a Fórmula tem em operação o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos. Em 2007, a Fórmula lançou a campanha Remédio Vencido Não Vai Para o Lixo.

Toda essa operação de descarte é custeada integralmente pela Fórmula & Cia. A Fórmula & Cia. tem investido muito na modernização dos seus laboratórios, aumentando a capacidade de produção de cápsulas, soluções orais e fórmulas dermatológicas e cosméticas. -


Veículo: DCI


Veja também

Grupo Pão de Açúcar faz parceria e vai coletar resíduos de equipamentos eletrônicos

O acordo foi fechado com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos ...

Veja mais
Esta máquina transforma lixo em dinheiro

Alguns supermercados começam a trocar embalagens recicláveis por cupons de desconto. Vale a pena? Uma vez...

Veja mais
58% das empresas ignoram conceito de sustentabilidade

Apesar de desconhecimento, avaliação é de que iniciativas são lucrativasNegócios que ...

Veja mais
Siemens dá inicio à operação de sua nova área "verde"

Após meses de concepção e ajustes, a Siemens coloca em operação neste sábado -...

Veja mais
Ecológica, juta mira mercado do saco plástico

Setor diz que produz sacola a R$ 2; plástico biodegradável sai a R$ 1,90Produtores de juta compram colheit...

Veja mais
Varejo intensifica luta contra sacolas

Para acostumar os paulistas com o fim da distribuição das sacolas plásticas nas lojas a partir de 2...

Veja mais
Nova embalagem deve valorizar as garrafas PET

Na superaquecida demanda por reciclagem de garrafas PET, a partir da qual o preço da matéria-prima recicla...

Veja mais
Projeto dá destino final a vasilhames de vidro

Todos os dias pela manhã, depois de trabalhar a noite toda, Rafael Strack, proprietário da Woods, casa not...

Veja mais
Ações sustentáveis reduzem custos das companhias

Ricardo Rolim, da Ambev, aguarda sinal verde da Anvisa para levar uma garrafa PET 100% reciclada aos mercados   A...

Veja mais