Lançada em 2007 e de forma pioneira pela Fórmula & Cia. de Campinas, a campanha "remédio vencido não vai para o lixo" já contabiliza 1,35 mil quilos de remédios vencidos recolhidos de seus clientes, desde a implantação da campanha de descarte responsável. A média mensal é de 30 quilos de remédios vencidos recolhidos, no período de agosto de 2010 a julho de 2011.
"Nós temos observado que de 2007 pra cá, além desse volume que a gente conseguiu evitar que fosse para o esgoto e fosse jogado no solo e nos rios, nós conseguimos tirar de dentro de casa esses remédios vencidos que muitas vezes eram alvo de acidentes domésticos com crianças por intoxicação. No último ano caiu um pouco o nosso recolhimento mensal, que é em média de 30 quilos. A gente está encarando isso como uma vitória, pois significa que as pessoas que aderiram à campanha já não têm mais em casa e as que têm não deixam acumular e estão trazendo para as farmácias", diz.
Jogar remédio vencido no lixo, no vaso sanitário ou na água corrente pode acarretar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Na maioria das vezes é assim que os remédios vencidos são descartados.
Em geral as pessoas desconhecem os meios corretos para descarte de remédios vencidos, principalmente pela falta de leis específicas, voltadas à sua correta destinação. Isso motivou o diretor-proprietário da Fórmula & Cia., Marcos Ebert, a implantar a campanha de coleta nas duas unidades da empresa. "
A campanha sobre esse tema ambiental é tão importante, que atualmente diversas câmaras municipais estão elaborando legislação específica e várias empresas do segmento também já estão adotando o descarte correto. Temos a informação de que há uma movimentação também no congresso nacional de transformar isso em lei", explica.
Ebert explica que o descarte final dos remédios vencidos, depositados pelas pessoas nos postos de coleta é feito pela empresa especializada Ambicamp, também responsável pela execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde da Fórmula & Cia. Desde 2004, mesmo sem haver legislação específica na época, a Fórmula tem em operação o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos. Em 2007, a Fórmula lançou a campanha Remédio Vencido Não Vai Para o Lixo.
Toda essa operação de descarte é custeada integralmente pela Fórmula & Cia. A Fórmula & Cia. tem investido muito na modernização dos seus laboratórios, aumentando a capacidade de produção de cápsulas, soluções orais e fórmulas dermatológicas e cosméticas. -
Veículo: DCI