Prefeitura de SP apoia campanha contra sacolinhas

Leia em 2min 20s

Objetivo é acabar com a distribuição gratuita de sacolas plásticas no Estado, que não será imposta aos supermercados




A Prefeitura de São Paulo oficializou seu apoio à campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, da Associação Paulista dos Supermercados (Apas), que tem como objetivo acabar com a distribuição gratuita de sacolas plásticas no Estado.

Até agora, cerca de cem municípios aderiram à campanha, que começa no dia 25 de janeiro. Só a participação das três grandes redes de supermercados - Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart - fará com que 1,7 bilhão de sacolas deixem de ser distribuídas por ano em 600 lojas do Estado.

Em maio, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou um protocolo de intenções com a Apas. Pelo acordo, voluntário, os supermercados deixarão de fornecer as sacolas gratuitamente aos consumidores e passam a oferecer alternativas para o transporte das compras - como a venda, a preço de custo, de sacolas biodegradáveis, feitas de amido de milho, e de reutilizáveis.

Muitas sacolas são descartadas de maneira incorreta e entopem bueiros, agravando enchentes. As sacolas também prejudicam a vida marinha, pois podem ser engolidas por animais ou asfixiá-los. "É um movimento de conscientização. Não tem lei. As pessoas vão aderir por acharem que é importante ou não", disse ontem o presidente da Apas, João Galassi, no evento em que a prefeitura aderiu à campanha.

Em maio, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) sancionou lei que proibia a distribuição das sacolas plásticas no comércio varejista da cidade. Mas o Sindicato das Indústrias de Material Plástico conseguiu liminar judicial contra a proibição, que passaria a valer em 1.º de janeiro de 2012.

A Procuradoria-Geral do Município entrou com recurso no Tribunal de Justiça, mas não derrubou a liminar. Agora, promete ir ao Supremo Tribunal Federal (STF). "Se houver resistência e críticas, porque vocês estão mexendo com interesses, e interesses reagem, por favor, não esmoreçam. Um dia as pessoas percebem que é o certo", disse o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, ressaltou que são usadas 2,5 bilhões de sacolas plásticas por mês no Estado - ou 60 por habitante.

Contra. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação dos Trabalhadores do Ramo Químicos (Fetquim) protestaram, afirmando que a medida vai tirar empregos.

Eles também dizem que as sacolas reutilizáveis podem ser foco de contaminação por bactérias, por exemplo.


Ideia tem apoio em Jundiaí

Há dois meses, um ano após a cidade paulista de Jundiaí adotar as sacolas reutilizáveis nos supermercados, uma pesquisa da Apas que também faz parte da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco mostrou que 77% dos moradores entrevistados se mostraram favoráveis à substituição das sacolas descartáveis nos comércios. A mesma pesquisa afirmou que 73% da população entrevistada não concordava com o retorno das sacolas plásticas descartáveis.


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Protocolo sustenta fim do uso das sacolas plásticas em São Paulo

O prefeito Gilberto Kassab assinou na tarde de ontem, no Edifício Matarazzo, sede da administração ...

Veja mais
Prefeitura adere ao fim da sacolinha em SP

Apesar da suspensão da lei municipal que proíbe as sacolinhas em São Paulo, o prefeito Gilberto Kas...

Veja mais
Pão de Açúcar assina projeto que elimina sacolas plásticas em 2012

O Pão de Açúcar formalizou a adesão à campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, acord...

Veja mais
Empresa vai produzir garrafa de plástico vegetal

A Avantium, empresa de pesquisa e tecnologia da Holanda, anunciou um acordo com a Coca-Cola para aprimorarem, juntas, a ...

Veja mais
Avantium e The Coca-Cola Company assinam acordo para desenvolver o PEF

  O bioplástico PEF (100% vegetal), criado com tecnologia desenvolvida pela Avantium, surge como alternativ...

Veja mais
Apas realizará ato público em prol do uso de sacolas reutilizáveis

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) realizará no dia 15 de dezembro ato público em...

Veja mais
Parceria da Danone

A francesa Danone, presidida por Mariano Lozano, quer dar um empurrão no segmento de reciclagem. Para isso, est&a...

Veja mais
Plano de resíduos sólidos recebe novas contribuições

  Abras participa da audiência nacional do Plano de Resíduos Sólidos, em Brasilia   ...

Veja mais
Lave seu jeans no freezer

Não se trata de brincadeira. A Levi's acredita que assim pode salvar o seu próprio negócio. Entenda...

Veja mais