Plano de resíduos sólidos recebe novas contribuições

Leia em 2min 30s

Audienciapublicaresíduossólidos  
Abras participa da audiência nacional do Plano de Resíduos Sólidos, em Brasilia  
Em audiência pública nacional, realizada em Brasília, o Ministério do Meio Ambiente acatou novas propostas da sociedade civil, governo, empresas e universidades para a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O documento agora será submetido aos conselhos nacionais de meio ambiente, cidades, saúde e política agrícola, onde poderá receber novas contribuições. Depois de pronto, segue para apreciação do Palácio do Planalto. 

 


A última de uma série de audiências públicas presenciais que percorreram todas as regiões do País serviu para análise das mais de 900 sugestões diretas e 400 pelo Internet. Foram aceitas 168 emendas. Para o diretor de Ambiente Urbano do MMA, Silvano Silvério, esta etapa é uma das mais importantes do plano. "É fundamental, pois contou com a participação dos vários setores envolvidos e o plano é para todos eles", afirmou. 

 

 

O resultado das consultas públicas é um documento que estabelece diretrizes, estratégias, cenários e metas para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Visto como um novo pacto entre Governo e sociedade civil, o Plano prevê um conjunto de medidas que devem resultar no fim dos lixões, implantação da coleta seletiva, valorização dos catadores e incentivo ao consumo consciente. 

 

 

Em meados de 2012, o grupo coordenado pelo MMA e composto por 10 ministérios, Casa Civil e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, encaminha a proposta ao Palácio do Planalto. O texto final, que será transformado em decreto presidencial, prevê a realização de um novo e amplo diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no Brasil, traça metas e estabelece prazos para o cumprimento de etapas que resultaram no fim dos lixões e instalação de aterros controlados para destinação exclusiva de rejeitos. 

 

 

A implementação do Plano vai gerar impactos em vários setores da economia e no dia-a-dia das pessoas. Dados oficiais apontam que a coleta seletiva de materiais recicláveis no País não chega a 28% dos municípios brasileiros. Somente 392 municípios contam com estruturas para reutilização e reciclagem, mesmo assim, parte deles necessita de recuperação. Para reverter esse quadro, o Plano traz metas regionais até 2031 e propõe mecanismos de financiamento.

 

 

A Abras participou de todas as audiências públicas, sendo representada em Cuiabá pelo vice-presidente da Abras, Adeilton Feliciano do Prado, em Curitiba e em Brasília pela Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade, Susana Ferraz, em São Paulo pelo vice-presidente Márcio Milan, em Belém pelo consultor de sustentabilidade da rede Yamada e da Associação Paraense de Supermercados, Rubens Costa, no Recife, pelo presidente da Associação Pernambucana de Supermercados, Edivaldo Guilherme dos Santos e pela diretora-executiva da Apes, Silvana Buarque.



Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente/Portal Abras

 


Veja também

Lave seu jeans no freezer

Não se trata de brincadeira. A Levi's acredita que assim pode salvar o seu próprio negócio. Entenda...

Veja mais
Deputado pretende banir as sacolas do comércio

A Associação Mineira de Supermercados defende a criação de parâmetros para avaliar a p...

Veja mais
Empresas abrem suas práticas sustentáveis

Das 38 companhias do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), da BM&FBovespa, 8 divulgaram informa&ccedi...

Veja mais
Walmart inclui toda a cadeia em programa

Gerir resíduos para além das fronteiras institucionais foi a iniciativa do Walmart Brasil, vencedor do Pr&...

Veja mais
Jeans "lavado", mas sem água

Da plantação de algodão na Índia até o "brechó" local, um típico par de...

Veja mais
Cai lei que proíbe sacolas plásticas em SP

Tribunal de Justiça mantém liminar dada ao sindicato da indústria contra proibição &a...

Veja mais
Iniciativas sustentáveis tentam substituir sacolas plásticas

Uso desenfreado de sacolas plásticas entopem bueiros e provocam alagamentos Imperatriz com uma simples caminhada...

Veja mais
Fiemg debate sustentabilidade

Empresários e governo definem propostas para levar à Rio 20.Chefes de Estado de todo o mundo estarã...

Veja mais
Campanha incentiva população a utilizar sacolas retornáveis

O comércio de Franca realiza no próximo dia 1º de dezembro o “Dia sem Sacolinha”, campanh...

Veja mais