Avantium e The Coca-Cola Company assinam acordo para desenvolver o PEF

Leia em 4min 10s

 

O bioplástico PEF (100% vegetal), criado com tecnologia desenvolvida pela Avantium, surge como alternativa para a embalagem de bebidas


A Avantium, empresa de pesquisa e tecnologia da Holanda, anuncia um acordo com a The Coca-Cola Company (NYSE:KO) para aprimorarem, juntas, a tecnologia para a produção de garrafas PEF 100% biológicas. A tecnologia patenteada YXY (pronuncia-se icksy) foi desenvolvida pela Avantium, que acredita que o PEF, por seu desempenho e preço, se tornará o biopoliéster da próxima geração. Atualmente, é mais usado o PET, que é o poliéster derivado de petróleo. 

As primeiras ações de maior peso para o aprimoramento do PEF incluem a inauguração de uma fábrica-piloto da Avantium, oficialmente aberta em 8 de dezembro em Geleen, Holanda. A expectativa é que no início de 2012, outros parceiros importantes passem a fazer parte do desenvolvimento conjunto. 


"Nossa solução YXY para o setor de embalagens cria um novo bioplástico com propriedades funcionais excepcionais por um preço competitivo. Acreditamos que essa tecnologia seja economicamente viável e tenha um impacto ambiental significativamente reduzido. Já fizemos garrafas com excelentes propriedades de isolamento e térmicas e nosso processo de produção se adapta bem às cadeias de abastecimento existentes”, afirma o Diretor Geral da Avantium, Tom van Aken. “Planejamos começar a produção comercial do PEF em cerca de três a quatro anos", completou. 


O PEF pode ser derivado de qualquer matéria-prima de biomassa contendo carboidratos, como cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, vegetais e grãos. Usando o YXY como tecnologia química-catalítica rápida e eficiente, esses carboidratos podem ser convertidos em uma ampla variedade de bioplásticos. 


Estimativas econômicas de processo atuais indicam que o PEF será uma alternativa viável para o PET derivado de petróleo. “O PEF é 100% biológico e, quando for comercializado, será totalmente reciclável. Acreditamos que atenda a todos os critérios essenciais para se tornar o bioplástico da próxima geração para alimentos, bebidas e outras aplicações”, disse Tom van Aken. 


“Estamos muito empolgados com a fase na qual estamos entrando com a The Coca-Cola Company para continuar o desenvolvimento do PEF e deixar esse novo material pronto para produção em massa e reciclagem. Sua liderança e experiência na comercialização de biomateriais a torna um excelente parceiro para se trabalhar”, afirmou Tom van Aken.


A fábrica-piloto da Avantium na Holanda, aberta bara começar o processo YXY em escala,   tem capacidade para 40 toneladas por ano e produz material PEF para o desenvolvimento de aplicações. A colaboração com a The Coca-Cola Company é fundamental para assegurar uma transição tranquila para a fase de produção em massa de garrafas PEF. A Avantium também está discutindo ativamente parcerias com outras importantes marcas, para desenvolver garrafas PEF, fibras e películas. No longo prazo, a Avantium licenciará sua tecnologia YXY para permitir a produção mundial em grande escala e o uso de seus materiais bioplásticos.


Sobre a Avantium

 

A Avantium é uma empresa de tecnologia, especializada na área de P&D avançada de alta produtividade. A empresa desenvolve e comercializa o YXY, tecnologia para produzir elementos básicos químicos para materiais verdes com excepcionais propriedades dos produtos por um preço competitivo.  Combinado com a significativa redução no impacto ambiental, a principal aplicação da Avantium, o PEF, atende a todos os critérios essenciais para se tornar os bioplásticos da próxima geração para garrafas, películas e fibras. 

 

A Avantium demonstrou o valor e o potencial comercial de sua tecnologia exclusiva, colaborando com as principais empresas nos setores de energia e químico. A empresa tem histórico consagrado em oferecer serviços e sistemas de desenvolvimento de catalíticos químicos rápidos e eficientes para líderes do mercado como BP, Shell e Sasol. Os escritórios e a sede de Avantium localizam-se em Amsterdam, Holanda.


Sobre o YXY

 

A Avantium desenvolveu o YXY, uma família de elementos básicos verdes para materiais e combustíveis que podem competir em preço e desempenho com alternativas derivadas de petróleo, mas que têm excelente impacto ambiental. YXY é uma tecnologia patenteada que converte biomassa em elementos básicos furânicos, como FDCA (2,5-ácido furandicarboxílico). O FDCA é o monômero que pode ser usado para a produção do PEF (furanoato de polietileno) poliéster biológico. 

 

O YXY tem potencial para se tornar a solução perfeita para os desafios de hoje, usando carboidratos como matéria-prima para permitir a fabricação de produtos verdes e sustentáveis. Esse processo de produção rápido e econômico baseia-se na tecnologia catalítica da Avantium. O YXY pode ser implementado em ativos de produção química existentes. A Avantium está colaborando com as principais empresas do setor para desenvolver e produzir materiais e combustíveis verdes baseados nos elementos básicos YXY.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Avantium/Portal Abras 

 

 


 


Veja também

Apas realizará ato público em prol do uso de sacolas reutilizáveis

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) realizará no dia 15 de dezembro ato público em...

Veja mais
Parceria da Danone

A francesa Danone, presidida por Mariano Lozano, quer dar um empurrão no segmento de reciclagem. Para isso, est&a...

Veja mais
Plano de resíduos sólidos recebe novas contribuições

  Abras participa da audiência nacional do Plano de Resíduos Sólidos, em Brasilia   ...

Veja mais
Lave seu jeans no freezer

Não se trata de brincadeira. A Levi's acredita que assim pode salvar o seu próprio negócio. Entenda...

Veja mais
Deputado pretende banir as sacolas do comércio

A Associação Mineira de Supermercados defende a criação de parâmetros para avaliar a p...

Veja mais
Empresas abrem suas práticas sustentáveis

Das 38 companhias do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), da BM&FBovespa, 8 divulgaram informa&ccedi...

Veja mais
Walmart inclui toda a cadeia em programa

Gerir resíduos para além das fronteiras institucionais foi a iniciativa do Walmart Brasil, vencedor do Pr&...

Veja mais
Jeans "lavado", mas sem água

Da plantação de algodão na Índia até o "brechó" local, um típico par de...

Veja mais
Cai lei que proíbe sacolas plásticas em SP

Tribunal de Justiça mantém liminar dada ao sindicato da indústria contra proibição &a...

Veja mais