Novas embalagens reduzem custos

Leia em 3min

Um dos principais atributos da embalagem, que é despertar o desejo de compra do consumidor, continua valendo quase como um verso bíblico, porém o que está se tornando sagrado nessa história é a busca da preservação do meio ambiente a partir da diminuição do custo ambiental. Experiências realizadas por companhias como Walmart, Embaquim e Brasil Foods demonstram que é possível trabalhar com tecnologia verde, produtos de qualidade e preços acessíveis. "É perfeitamente viável", confirma Felipe Antunes, gerente de sustentabilidade do Walmart Brasil e um dos responsáveis pelo Projeto Ponta a Ponta, que agrupou o lançamento de 13 produtos sustentáveis.

 

O ciclo de implantação levou, em média, 18 meses. No caso da linha de aveias Sentir Bem, produzida em parceria com a Nat Cereais de Lagoa Vermelha (RS), foi pensado na forma de produção, com o plantio direto, que aumenta a produtividade por hectare e reduz os impactos de erosão do solo. As cascas da aveia, que antes eram descartadas e se decompunham gerando gás metano, passaram a ser usadas como ingrediente de ração animal, cama de aviário e combustível da caldeira.

 

O passo seguinte foi examinar a embalagem. "Foi possível reduzir o peso e a utilização do papel sem que a embalagem perdesse sua função protetora", diz Antunes. As caixinhas utilizam menos 10% de massa de celulose num ganho anual de 1,5 tonelada. O número transportado por palete, passou de 80 para 100 caixas, reduzindo as viagens da fábrica ao Walmart. E as embalagens receberam orientações úteis sobre sustentabilidade e descarte, "para integrar o consumidor final ao processo e estimular o consumo consciente."

 

Em sua quinta geração, a embalagem Bag Octogonal Bolha, com capacidade para mil litros, está proporcionando uma solução para o problemático transporte de produtos químicos em longas distâncias. Bags de mil litros de duas camadas costumam apresentar vazamentos, provocados pelo efeito onda da carga líquida. A degradação da embalagem aumenta com as péssimas condições das estradas brasileiras. De acordo com Eduardo Casale, gerente comercial da Embaquim, "neste cenário, a embalagem sofre". Uma opção seria utilizar bags de exportação, com tripla camada, que custam 50% mais, ou a embalagem desenvolvida pela Embaquim, no formato octogonal. Composta por duas camadas inferiores e duas superiores de filme de PEBD (polietileno de baixa densidade), bocais para envase e desenvase e uma camada superior de plástico bolha, que evita o contato direto da bag com a caixa e impede os micro furos. O segredo está na solda octogonal feita em uma máquina desenvolvida para a fabricação desta embalagem. "É uma solda de três estágios, que precisa vencer filmes com espessuras diferentes", diz Casale. O papelão usado na embalagem pode ser vendido como sucata e a bolha, dependendo do produto envasado, pode ser reciclada ou incinerada.

 

Menos complexa, mas não menos eficiente, foi a transformação que sofreu a embalagem da linguiça calabresa Perdigão. O filme termoencolhível com etiqueta autoadesiva, baixava a produtividade em linha e exigia muita mão de obra, além de não diferenciar o produto nos pontos de venda. Foi substituído por um filme termoencolhível com corte curvo, que acompanha o formato do produto. Com isso, destacam Álvaro Azanha, gerente P&D Embalagens, e Jair Fernandes, coordenador P&D Embalagens Flexíveis, além do valor agregado, houve aumento de 50% na produtividade, economia de 8 toneladas de papelão por ano, redução de 35% no transporte e 25% do custo logístico. As embalagens que pesavam 7,2 gramas passaram para 5,2 gramas.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Avantium e Coca-Cola assinam acordo

Bioplástico PEF surge como alternativa para a embalagem de bebidas. A Avantium, empresa de pesquisa e tecnologia...

Veja mais
Prefeitura de SP apoia campanha contra sacolinhas

Objetivo é acabar com a distribuição gratuita de sacolas plásticas no Estado, que não...

Veja mais
Protocolo sustenta fim do uso das sacolas plásticas em São Paulo

O prefeito Gilberto Kassab assinou na tarde de ontem, no Edifício Matarazzo, sede da administração ...

Veja mais
Prefeitura adere ao fim da sacolinha em SP

Apesar da suspensão da lei municipal que proíbe as sacolinhas em São Paulo, o prefeito Gilberto Kas...

Veja mais
Pão de Açúcar assina projeto que elimina sacolas plásticas em 2012

O Pão de Açúcar formalizou a adesão à campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, acord...

Veja mais
Empresa vai produzir garrafa de plástico vegetal

A Avantium, empresa de pesquisa e tecnologia da Holanda, anunciou um acordo com a Coca-Cola para aprimorarem, juntas, a ...

Veja mais
Avantium e The Coca-Cola Company assinam acordo para desenvolver o PEF

  O bioplástico PEF (100% vegetal), criado com tecnologia desenvolvida pela Avantium, surge como alternativ...

Veja mais
Apas realizará ato público em prol do uso de sacolas reutilizáveis

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) realizará no dia 15 de dezembro ato público em...

Veja mais
Parceria da Danone

A francesa Danone, presidida por Mariano Lozano, quer dar um empurrão no segmento de reciclagem. Para isso, est&a...

Veja mais