De acordo com o levantamento do Instituto de Pesquisas Datafolha, 57% dos paulistanos aprovaram a substituição das sacolas descartáveis por retornáveis, conforme prevê a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e pelo Governo do Estado de São Paulo. A pesquisa foi feita com cerca de 1.900 paulistanos entre os dias 26 e 27 de janeiro, logo após os supermercados terem aderido à campanha.
Do total de entrevistados favoráveis à campanha, 66% têm ensino superior e 72% têm renda familiar superior a 10 salários mínimos. Do total de entrevistados, 65% já possuem sacolas retornáveis e, entre esses, 35% já tem o hábito de levar a sacola na hora de fazer as compras. Quando perguntados como levariam as compras para casa, 63% escolheram as ecobags, 24% preferem a caixa de papelão e 20% vão usar carrinhos de feira. Somente 16% dos clientes escolheram comprar as sacolinhas biodegradáveis.
Por outro lado, de acordo com a pesquisa, 66% são contra a venda das sacolas biodegradáveis. A maior parte dos contrários à venda são de pessoas que possuem ensino fundamental e tem renda de até 5 salários mínimos. A pesquisa também mostra que 57% dos entrevistados dizem separar o lixo reciclável e 94% usam as sacolinhas para colocar o lixo.
Na avaliação do presidente da APAS, João Galassi, a pesquisa comprova que o projeto já está implantado. "A população de São Paulo está de parabéns por ter demonstrado adesão à campanha e, com isso, um alto nível de comprometimento com a questão ambiental. Agora estamos na fase de ajuste final junto com os supermercadistas", disse Galassi.
Veículo: DCI