Coleta de embalagens cresce 19%

Leia em 3min

Em Minas Gerais há 53 postos e 11 centrais de recolhimento para o descarte de embalagens



Minas Gerais recolheu, entre janeiro e maio deste ano, 1,48 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, o que representou incremento de 19% sobre o volume destinado ao descarte correto em igual intervalo do ano anterior. A maior conscientização dos agricultores aliado ao aumento das unidades de recolhimento favoreceram o resultado mineiro. Os dados são do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

De acordo com o coordenador regional de operações do Inpev em Minas Gerais, Jair Furlan Júnior, o índice de recolhimento do Sistema Campo Limpo no Estado continua acima do nível registrado na média nacional.

Segundo os dados do instituto, somente nos primeiros cinco meses de 2012 foram recolhidas no país em torno de 16,5 mil toneladas de embalagens, o que representou um avanço de 16% sobre o volume coletado em igual intervalo do ano anterior, enquanto em Minas a evolução foi de 19%, sobre as 1,246 mil toneladas descartadas adequadamente em 2011.

"O trabalho em conjunto, a realização de eventos para a conscientização dos agricultores e a ampliação do número de unidades para o descarte correto das embalagens vem contribuindo para que o índice de devolução seja ampliado em Minas Gerais", disse.

Os dados do Inpev mostram que, em 2011, foram recolhidas 2,733 mil toneladas de embalagens, o volume ficou 5% superior às 2,605 mil toneladas descartadas corretamente em 2010. A expectativa é encerrar 2012 com incremento de 15%.

Atualmente no Estado estão instalados 53 postos e 11 centrais de recolhimento, totalizando 64 unidades onde os produtores podem entregar as embalagens. Até o final do ano deverão ser inaugurados mais três postos de recebimento.


Ampliação - Para os próximos anos, a expectativa é ampliar ainda mais a rede. A previsão é de que em quatro anos sejam instalados mais 10 postos de recolhimento em Minas Gerais. O investimento estimado gira em torno de R$ 500 mil, que será liberado pelas associações de revendedores de agrotóxicos. Segundo Furlan, as unidades são implantadas nas principais regiões produtoras do Estado.

"A ampliação da rede de recolhimento é fundamental para facilitar o acesso dos produtores e incentivar a devolução dos recipientes. Quanto mais perto das propriedades, maior a eficiência do processo", disse Furlan.

Para incentivar a devolução dos recipientes, serão realizados ao longo do ano vários eventos educativos, como palestras e minicursos, que mostram aos produtores a importância da destinação correta para as embalagens de agrotóxicos.

Um dos principais eventos é o "Dia Nacional do Campo Limpo", que é comemorado em 18 de agosto. Este ano, pela data cair no sábado, as comemorações serão feitas no dia 17 de agosto, nas 11 centrais mineiras. Durante a programação, serão feitas palestras, visitas às centrais e outras ações que estimulem o recolhimento dos recipientes.

A prática de destinar corretamente as embalagens vazias de agroquímicos é obrigatória no Brasil desde 2002, quando entrou em vigor o decreto 4.074/02, que regulamentou as Leis Federais 9.974/00 e 7.802/89. Pelas normas, a responsabilidade de destinar corretamente as embalagens de agrotóxicos é compartilhada entre agricultores, canais de distribuição, cooperativas, indústrias e o poder público.

Em Minas Gerais, a responsabilidade de fiscalização das revendas, dos locais de estocagem e comercialização e das propriedades rurais é do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que também verifica se os produtores estão devolvendo as embalagens corretamente. Durante o ano de 2011 foram fiscalizados 3,73 mil estabelecimentos comerciais e 5,47 mil propriedades rurais, totalizando 9,2 mil fiscalizações.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

MMA divulga posicionamento sobre acordo da Apas para suspensão da distribuição gratuita de sacolas plásticas

O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta quinta-feira (21) nota sobre o acordo da Associação Pa...

Veja mais
Lojas têm que compensar fim da sacolinha

Conselho Superior do Ministério Público não aceita propostas do setor e pede medidas que beneficiem...

Veja mais
Supermercado pode voltar a distribuir sacolinhas, decide Ministério Público

Conselho Superior do MP afirma que fim da distribuição gratuita das sacolas plásticas prejudicou co...

Veja mais
Coleta de embalagem de agrotóxicos cresce

Entre janeiro e maio deste ano, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxic...

Veja mais
Coca-Cola Shoes ganha prêmio

A rede de lojas Coca-Cola Shoes recebeu o prêmio internacional de melhor licenciada, na categoria sustentabilidade...

Veja mais
Redes do varejo terão que aceitar a volta da entrega de sacolas plásticas

A decisão do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) sobre o impasse ac...

Veja mais
Acordo assinado na Rio+20 permite captar US$ 250 mi até 2019 para preservar florestas da Amazônia

  Um acordo assinado no âmbito da Rio+20, entre o Ministério do Meio Ambiente, a ong WWF-Brasil e ag&...

Veja mais
Nestlé debate segurança alimentar durante a Rio+20

Eventos satélites à Conferência das Nações Unidas trouxeram à discussão ...

Veja mais
RJ: inovação ganha destaque no Pavilhão Brasil da Rio+20

O visitante do Pavilhão Brasil da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Susten...

Veja mais