Dell vai até a casa do cliente em busca do computador sem uso

Leia em 1min 40s

Companhia atua nessa frente desde 2006 com a finalidade de evitar o descarte incorreto


Antes mesmo da existência da lei de logística reversa, a Dell, fabricante de computadores, já coletava, desde 2006, produtos sem serventia junto a seus usuários.

O objetivo, segundo a gerente ambiental de reciclagem para a Dell America Latina, Cíntia Gates é evitar que sejam descartados de forma incorreta no meio ambiente. “Temos uma área de reciclagem dentro da companhia que é responsável por fazer a triagem correta de cada item”, explica, lembrando que as peças separadas são destinadas a empresas recicladoras, especialistas em testes e reutilização de cada componente. “Isso significa que parte do material volta como matéria prima para a fábrica”, completa.

Para que a coleta seja realizada na casa do usuário, Cíntia conta que é preciso acessar ao site da companhia e preencher umformulário com todos os dados pessoais. “Após esse processo enviaremos o pessoal da logística para retirar o produto Dell sem custo algum”, diz. Além desse procedimento, a empresa adota também ações para redução de emissão de carbono no processo produtivo.

O relatório anual de Responsabilidade Corporativa ponta uma redução de 16% na pegada de carbono. “Esse resultado foi possível graças a uma série de ações implementadas pela empresa nos últimos quatro anos. Como reflexo dessas iniciativas, o grupo diminui a praticamente zero os resíduos não tóxicos, ao reciclar ou reutilizar 98% das sobras do processo de fabricação”, explica Cíntia.

Uma das estratégias utilizadas pela empresa é um programa voltado a reduzir resíduos sólidos. Por conta disso, no ano fiscal 2012/2013 (encerrado em abril deste ano), a Dell reduziu em 12% o tamanho das embalagens e aumentou em 40% o uso de materiais recicláveis ou renováveis para embalar equipamentos, garantindo assim que mais de 75% dos itens sejam recicláveis. Desde 2008, a empresa calcula que a ação eliminou mais de 9,1 milhões de quilos de materiais. Nesse período, a companhia reciclou mais de 87 mil toneladas de computadores no mundo todo.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Resíduos sólidos: prazo acaba dia 2

Prefeituras e governos estaduais que pretendem obter recursos federais precisam concluir seus respectivos planos de gest...

Veja mais
Coleta de embalagens cresce 18%

Foram recolhidas 1,754 mil toneladas de recipientes no primeiro semestre em Minas.A maior conscientização ...

Veja mais
Consumidor prefere o vidro ao plástico

Garrafa de vidro é algo tão antigo. De plástico, tão conveniente; de metal, tão moder...

Veja mais
Coleta de lixo tóxico ainda é desafio para o Brasil

O descarte de lixo passível de liberar substâncias tóxicas ainda é um problema para o pa&iacu...

Veja mais
Marcas propõem tecido feito de banana e cana-de-açúcar

O Move (Movimento pela Livre Escolha), que representa marcas como Nike, Adidas e Puma, ofereceu ao governo o desenvolvim...

Veja mais
Cresce a procura por selos de certificação

Aumenta a quantidade de fabricantes que corre atrás de selos de eficiência energética. No ano passad...

Veja mais
Eletrodomésticos classe A consomem até 50% menos

Não basta apenas lançar eletrodomésticos com linhas arrojadas e preço competitivo. Fabricant...

Veja mais
Gincana de reciclagem faz Tang ganhar participação de mercado

Uma série de ações voltadas para seu público-alvo — crianças da classe C de 8 a...

Veja mais
O PET invade as gavetas

Os móveis da Todeschini estão sendo produzidos de forma mais ecológica desde o início do ano...

Veja mais