Uma série de ações voltadas para seu público-alvo — crianças da classe C de 8 a 12 anos —elevou em cinco pontos percentuais a participação do Tang no ranking nacional de sucos em pó.
Entre janeiro e maio, de acordo com sua fabricante, a americana Kraft, o refresco deteve 39,9% do mercado, contra 34,3% no mesmo período no ano passado. A marca diz ser a líder neste segmento. Uma das estratégias para fortalecer a marca e atrair novos consumidores foi a realização das “Olimpíadas de Reciclagem”.
Realizada entre abril e julho, a gincana vai premiar com R$ 20 mil a escola que mais arrecadou materiais recicláveis - papéis, plásticos e embalagens de suco em pó de qualquer marca. A campanha de engajamento conta com a participação de quatro escolas municipais das cidades de Votorantim e Bragança Paulista SP) e em São José dos Pinhais (PR).
De acordo com a gerente de marketing da Tang, Juliana Macedo, foram acumulados 233 toneladas de material reaproveitável durante os quatro meses de ação. “Nosso objetivo era fazer a criança consumir a nossa marca, não apenas nosso produto”. Também para reforçar a preocupação da marca com a natureza, o Tang retirou de sua fórmula os corantes artificiais o que provocou pequenas mudanças na cor final do refresco.
No ano passado, a Tang criou uma campanha para a produção da maior escultura de material reciclado do planeta. As crianças tinham de enviar embalagens de sucos em pó pelos Correios. O material foi usado para construir um robô com 15 metros de altura, que entrou no Livro dos Recordes. A Kraft Foods não divulgou o investimento nas ações da marca Tang.
Veículo: Brasil Econômico