Cresce a procura por selos de certificação

Leia em 1min 40s

Aumenta a quantidade de fabricantes que corre atrás de selos de eficiência energética. No ano passado, somente o Procel apareceu em 209 empresas e em 3,7 mil modelos, como geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e lâmpadas. Em 2008, eram 138 fornecedores e 2,4 mil máquinas. Novas categorias de produtos, como ventiladores, fornos de micro-ondas e luminárias públicas preparam-se para ganhar a certificação. Em média, equipamentos com o selo consomem entre 10% e 15% menos energia do que as outras máquinas.

Além do Procel, outros selos, como o Conpet, da Petrobras, e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), também orientam os consumidores a comprar produtos energeticamente mais eficientes e estimulam a indústria a investir na melhoria dos equipamentos. Segundo pesquisa do Inmetro divulgada em maio, 78% dos consumidores brasileiros são influenciados pela etiqueta do órgão ao escolherem novos eletrodomésticos.

O selo Procel é coordenado pela Eletrobras, dentro do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, criado em 1985. Já o Conpet, de 2005, faz parte do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural. Ambos são vinculados ao Ministério de Minas e Energia.

"Os dois selos têm objetivos comuns, como o uso eficiente e o combate ao desperdício de energia elétrica, de derivados de petróleo ou de gás natural", explica Emerson Salvador, gerente da divisão de eficiência energética da Eletrobras.

Segundo a empresa, em 2011, o Procel apareceu em 32 categorias de equipamentos. "Só no ano passado, foram vendidos no país cerca de 48 milhões de produtos com o certificado, com uma economia de energia de 6 bilhões de quilowatts-hora (kWh)". Em 2009, esse número era de 5,4 bilhões de kWh. O volume de energia economizado em 2011 é suficiente para abastecer 3,5 milhões de residências durante um ano e poupou investimentos de R$ 756,5 milhões na expansão da geração de energia elétrica. (JS)


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Eletrodomésticos classe A consomem até 50% menos

Não basta apenas lançar eletrodomésticos com linhas arrojadas e preço competitivo. Fabricant...

Veja mais
Gincana de reciclagem faz Tang ganhar participação de mercado

Uma série de ações voltadas para seu público-alvo — crianças da classe C de 8 a...

Veja mais
O PET invade as gavetas

Os móveis da Todeschini estão sendo produzidos de forma mais ecológica desde o início do ano...

Veja mais
Agricultor devolve 94% das embalagens de agrotóxicos

"Atingimos a maturidade do sistema", garante o presidente-diretor do Instituto Nacional do Processamento de Embalagens V...

Veja mais
Brasil é referência na destinação de embalagens vazias

  Atualmente, 94% do total de embalagens são recolhidas no País O Brasil continua avançand...

Veja mais
População ignora problemas trazidos por óleo de cozinha

A Capital conta hoje com 138 postos de coleta de óleo de cozinha. Contudo, grande parte da populaçã...

Veja mais
Eletrodomésticos repaginados

Quando uma torradeira, uma tostadeira ou uma cafeteira quebram, seu destino é o lixo, correto? Bem, é isso...

Veja mais
Produto terá nova forma de acondicionamento

Caixas plásticas retornáveis serão obrigatórias a partir de 15 de julho.As açõ...

Veja mais
Justiça mantém a distribuição de sacolinhas

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a distribuição gratuita das sacolas plásti...

Veja mais