Como selecionar fornecedores "verdes"?

Leia em 1min 40s

Você tem certeza que suas compras provêm de fornecedores que têm respeito para com seus próprios funcionários, para com o meio ambiente e para com a sociedade? Pergunta difícil ou não? Temos inúmeros casos de empresas que tiveram problemas com sua imagem por conta de fornecedores. E a sua empresa possui critérios para seleção de fornecedores?

O tema seleção de fornecedores sustentáveis trata-se de um dos pontos cruciais para os empresários que buscam a sustentabilidade de seus negócios. Já imaginou o risco de imagem de um produto vendido por você sendo produzido com trabalho semi-escravo ou infantil?

 fundamental questionar e verificar a procedência de tudo que é oferecido ao consumidor dentro do seu estabelecimento: extração, licenças, formas de contratação, condições de trabalho... Deve-se buscar parceiros e fornecedores que estejam engajados e se preocupem em saber a origem dos produtos que adquirem de terceiros. Ser sustentável é, também, incentivar a sua cadeia de produção, distribuição, ponto de venda e descarte correto, para redução de impactos e melhoria das condições sociais.

Um varejista que importa produtos deve saber quem e como os produz e, se for artesanato, deve buscar alternativas locais para colaborar na geração de renda de pequenas comunidades, por exemplo. Não é possível tampar os olhos e fingir que está tudo de acordo. O consumidor tem hoje mais acesso às informações, é engajado e consciente do seu papel. Dessa forma, procure demonstrar, claramente, aos seus clientes a sua política de seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis.

Sessenta e dois por cento dos consumidores brasileiros estão dispostos a ter um custo 10% mais alto para obter produtos sustentáveis de forma social e ambientalmente responsável, segundo levantamento do Grupo Havas, em novembro de 2011.

Prefira produtos com selos de terceira parte que comprovem a responsabilidade tanto social quanto ambiental da cadeia, como o Selo SustentaX e busque informações nas listas de empregadores de trabalho escravo e de trabalho infantil emitidas pelo Ministério do Trabalho.

Se você não tem tempo para fazer esse trabalho de verificação, contrate uma empresa que se responsabilize por isso.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Demanda por produtos orgânicos deve dobrar durante o Mundial

De acordo com dados da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do DesenvolvimentoAgrário, a &aacu...

Veja mais
Setor de componentes de calçados terá selo

As empresas do setor de componentes para couro, calçados e artefatos contarão a partir do próximo a...

Veja mais
Programa estimula setor de madeira tratada

A Associação Brasileira dos Preservadores de Madeira (ABPM) lançou, com o apoio do Instituto de Pes...

Veja mais
Dell vai até a casa do cliente em busca do computador sem uso

Companhia atua nessa frente desde 2006 com a finalidade de evitar o descarte incorretoAntes mesmo da existência da...

Veja mais
Resíduos sólidos: prazo acaba dia 2

Prefeituras e governos estaduais que pretendem obter recursos federais precisam concluir seus respectivos planos de gest...

Veja mais
Coleta de embalagens cresce 18%

Foram recolhidas 1,754 mil toneladas de recipientes no primeiro semestre em Minas.A maior conscientização ...

Veja mais
Consumidor prefere o vidro ao plástico

Garrafa de vidro é algo tão antigo. De plástico, tão conveniente; de metal, tão moder...

Veja mais
Coleta de lixo tóxico ainda é desafio para o Brasil

O descarte de lixo passível de liberar substâncias tóxicas ainda é um problema para o pa&iacu...

Veja mais
Marcas propõem tecido feito de banana e cana-de-açúcar

O Move (Movimento pela Livre Escolha), que representa marcas como Nike, Adidas e Puma, ofereceu ao governo o desenvolvim...

Veja mais