Demanda por produtos orgânicos deve dobrar durante o Mundial

Leia em 2min 10s

De acordo com dados da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do DesenvolvimentoAgrário, a área deve movimentar R$1bilhão durante o período do evento 

O consumo de produtos que abrem mão do uso de adubos químicos para potencializar a colheita e fungicidas para eliminar as pragas hoje fica em torno de R$ 500 milhões, sendo 30% devido ao mercado interno e 70% ao externo, com crescimento anual em torno de 20%.

Mas, segundo o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo de Campos, a expectativa é que esse número dobre durante a Copa, chegando a R$ 1 bilhão.

De olho nesse filão, desde que foi anunciado que a competição seria no Brasil, a Coopnatural, de Campina Grande (PB), que trabalha com toda a cadeia de algodão colorido agroecológico, do cultivo à fabricação de peças de vestuário, começou a estocar matéria-prima. “Esperamos ampliar nossas vendas durante o evento esportivo em 70%, e faturar R$ 200 mil mensais”, conta Maysa Gadelha, diretorapresidente da cooperativa.

Hoje, são comercializadas por mês em torno de 5 mil peças, que garantem receita de R$ 120 mil A expectativa é reforçada pelo fato de, antes da crise internacional,40% do faturamento da Coopnatural ser proveniente da exportação. “Vendíamos para 11 países, dentre eles Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Itália, Portugal e Inglaterra.”

Com a mudança no cenário, a solução foi ampliar a divulgação no mercado interno que, favorecido pelo aumento da renda e do turismo doméstico, passou a apreciar os produtos—que custam cerca de30%a mais do que os convencionais. Maysa afirma que o preço mais elevado se deve à produtividade menor do algodão agroecológico; enquanto o plantio deste resulta em 500 quilos por hectare, o do convencional chega a 5 mil quilos por hectare por conta dos agrotóxicos. Embora João Pessoa não sejaumadas cidades por onde os jogos de futebol vão passar, a exposição dos produtos será feita em Natal e Recife.

De acordocomo presidente da Associação Brasileira de Agroecologia e professor do departamento de Educação Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria, José Antônio Costabeber, o fato de os itens agroecológicos agredirem menos omeio ambiente e gerarembenefício para a saúde pública dificilmente é reconhecido no seu preço final — mesmo com a condenação da monocultura por conta dos insumos que são produzidos industrialmente. De qualquer maneira, ele defende que, para torná-los mais acessíveis, “é imprescindível subsídio do governo”.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Como selecionar fornecedores "verdes"?

Você tem certeza que suas compras provêm de fornecedores que têm respeito para com seus próprio...

Veja mais
Setor de componentes de calçados terá selo

As empresas do setor de componentes para couro, calçados e artefatos contarão a partir do próximo a...

Veja mais
Programa estimula setor de madeira tratada

A Associação Brasileira dos Preservadores de Madeira (ABPM) lançou, com o apoio do Instituto de Pes...

Veja mais
Dell vai até a casa do cliente em busca do computador sem uso

Companhia atua nessa frente desde 2006 com a finalidade de evitar o descarte incorretoAntes mesmo da existência da...

Veja mais
Resíduos sólidos: prazo acaba dia 2

Prefeituras e governos estaduais que pretendem obter recursos federais precisam concluir seus respectivos planos de gest...

Veja mais
Coleta de embalagens cresce 18%

Foram recolhidas 1,754 mil toneladas de recipientes no primeiro semestre em Minas.A maior conscientização ...

Veja mais
Consumidor prefere o vidro ao plástico

Garrafa de vidro é algo tão antigo. De plástico, tão conveniente; de metal, tão moder...

Veja mais
Coleta de lixo tóxico ainda é desafio para o Brasil

O descarte de lixo passível de liberar substâncias tóxicas ainda é um problema para o pa&iacu...

Veja mais
Marcas propõem tecido feito de banana e cana-de-açúcar

O Move (Movimento pela Livre Escolha), que representa marcas como Nike, Adidas e Puma, ofereceu ao governo o desenvolvim...

Veja mais