Panasonic aposta na sustentabilidade

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No passado, o National Kid era o garoto-propaganda da fabricante japonesa. Agora, para se recuperar de prejuízos, a empresa aposta na sustentabilidade.


 
Na década de 1960, a japonesa National Electronics, atual Panasonic, criou o National Kid, herói que levava seu nome para divulgar a marca ao redor do planeta. Naquela época, o mundo vivia sob a égide da Guerra Fria, numa tensão permanente entre os blocos americano e soviético. Por esse motivo, o garoto-propaganda lutava pela paz mundial em um seriado que ficou famoso no século passado na tevê, inclusive no Brasil, onde foi exibido de 1964 a 1970. Nos anos 2000, a luta agora é pela preservação do planeta. Em um momento em que vive sua pior fase, com o prejuízo recorde de US$ 9,7 bilhões, a Panasonic parece ter encontrado um novo “super-herói’ para levá-la de volta ao lucro: a sustentabilidade. 

A estratégia foi batizada pelos japoneses de Eco Idea. À primeira vista, não se trata exatamente de um conceito muito original. Afinal, a maioria das empresas procura associar sua imagem ao tema da sustentabilidade. No caso da Panasonic, essa identificação está adiantada, como provam suas sete fábricas operadas, dentro e fora do Japão, com essa nova diretriz. A oitava foi inaugurada no começo de setembro, em Extrema (MG), com investimento de R$ 200 milhões. A unidade é a terceira da companhia no País e a primeira que produzirá eletrodomésticos da linha branca, como geladeiras e lavadoras de roupas – um mercado que movimenta R$ 20 bilhões ao ano. A nova fábrica foi projetada para economizar recursos naturais na produção dos equipamentos, reciclar o material não utilizado, coletar a água da chuva para reúso e reduzir a emissão de CO2.

“A intenção não é só reduzir os custos, mas colaborar com o meio ambiente”, afirma Hirotaka Murakami, presidente da subsidiária brasileira da Panasonic. Um dos principais objetivos da Panasonic, com essa nova estratégia, é entregar produtos que sejam eficientes energeticamente. Segundo a companhia, os refrigeradores produzidos com o selo Eco Idea devem consumir 33% menos energia. Para a redução do consumo de energia dos produtos, a Panasonic desenhou um chip que garante a redução na conta de luz no final do mês. Ele aprende com o comportamento do usuário e regula o compressor, que é responsável pela geração de energia.

 

Veículo: Revista Isto É Dinheiro


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