Lançamento do Mercado de Créditos de Logística Reversa da BVRio

Leia em 1min 40s

Foi celebrada no mês passado, as primeiras negociações de Créditos de Logística Reversa de Embalagens pelo Grupo Boticário e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, por meio da BVTrade, plataforma eletrônica da bolsa de valores ambientais BVRio. O volume de créditos negociados deve chegar a 1200 toneladas ao longo dos próximos meses.


A bolsa é um dos mecanismos que podem ser utilizados para que as empresas cumpram a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que as organizações implementem a logística reversa de embalagens pós-consumo, num processo que envolva catadores e promova a sua emancipação econômica. Com a venda de Créditos de Logística Reversa, cooperativas de catadores são remuneradas pelos serviços ambientais prestados à sociedade. A BVRio também desenvolveu e opera um mercado de Créditos de Destinação Adequada de Pneus Inservíveis, assim como mercados florestais para cumprimento do novo Código Florestal Brasileiro.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou o valor da iniciativa da BVRio, que chamou de "extremamente interessante e estratégica para concretizar a Política Nacional de Resíduos Sólidos".

Para a Coordenadora do Comitê interministerial da Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis (CIISC), Daniela Metello, da Secretaria Geral da Presidência da República, a BVRio construiu um sistema promissor para a sustentabilidade no Brasil. "O que estamos vendo aqui hoje é o próprio desenho do Desenvolvimento Sustentável", diz Metello.

Para o presidente-executivo da BVRio, Pedro Moura Costa, o valor adicional gerado pela venda de créditos cria um incentivo para que uma gama maior de resíduos seja coletada e reciclada no país. "O sistema é uma forma eficiente e transparente de implementar a logística reversa, além de contribuir de forma não assistencialista ao desenvolvimento das cooperativas de catadores", diz Moura Costa.

Outras empresas já demonstraram interesse em participar da bolsa. A empresa Piraquê também iniciou a compra de Créditos de Logística Reversa da BVRio, e as associações ANIB (de fabricantes de biscoitos), ABIMA (de massas, pães e bolos) e a empresa Marfrig, se manifestaram positivamente quanto à esse sistema.

 

 

 


Veja também

Brasil Kirin alia produção em escala industrial com preservação ambiental

Por Luciana Martins A empresa promove projeto de restauração florestal, educação ambienta...

Veja mais
Evac apresenta soluções para tratamento de efluentes em supermercados que permite reduzir consumo de água em 90%

Diante de grandes questões ambientais que pedem mudanças rápidas na gestão de recursos natur...

Veja mais
Ambev Recicla promove ações educativas

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Reciclagem, 17 de maio, o Ambev Recicla realiza projetos de educa&cc...

Veja mais
TV Globo destaca programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos

Assista a reportagem da TV Globo que aborda o programa de rastreamento e monitoramento de alimentos (RAMA) desenvolvido ...

Veja mais
COOP transforma 10 toneladas de sucata em ação socioambiental

A Coop - Cooperativa de Consumo transformou 10 mil quilos de sucata em uma grande ação de responsabilidade...

Veja mais
Novelis lança chapa para latas de bebidas

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, anunciou que a Red Hare Brewing Company se...

Veja mais
Política Nacional de Resíduos Sólidos: setor de medicamentos envia três propostas para a logística reversa

Indústria, comércio e distribuidores fazem sugestões que serão analisadas pelo governo &nbs...

Veja mais
Brasil Kirin apresenta resultados de sustentabilidade

A Brasil Kirin, uma das maiores empresas de bebidas do País, divulga seu Relatório de Sustentabilidade 201...

Veja mais
Giassi vai apagar as luzes na Hora do Planeta

Rede catarinense vai participar de ação global e apagar parte das luzes de suas unidades neste sába...

Veja mais