TV Globo Sergipe destaca a importância do programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (RAMA) para toda a cadeia produtiva (produtor, supermercado e consumidor). O RAMA foi implantado em setembro de 2013 na capital sergipana e conta com mais de 80% das redes de supermercados da capital. Clique aqui e assista a reportagem
Agora o consumidores de Itabaiana, no interior do Estado, também já podem obter informações sobre a origem de 19 produtos in natura, como abacaxi, alface, banana, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, goiaba, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho, tomate e uva.
O RAMA, promovido pela ABRAS com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) –, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está programado para abranger a todos os estados do Brasil por meio da sinergia de ações da Abras com as 27 Associações Estaduais de Supermercados, que aderem ao programa e disseminam suas boas práticas para seus associados e também para fornecedores que participam do programa.
O programa avança ano a ano para todos os Estados. Ele foi implantado inicialmente como projeto piloto no Grupo Pão de Açúcar, e pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), no estado de Santa Catarina, que criou o Programa Alimento Sustentável e virou referência para todo o Brasil. O RAMA já chegou aos Estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Pará e começa a ser implantado nos supermercados do Espírito Santo e do Distrito Federal.
Fonte: Redação Portal ABRAS