O desenvolvimento do primeiro sistema de monitoramento de pescado do Brasil foi a principal novidade, ontem, do evento de balanço dos cinco anos do Pacto pela Sustentabilidade Walmart. Também foi anunciada a promoção do desenvolvimento da agricultura familiar por meio do fortalecimento do Clube dos Produtores e a manutenção do incentivo a um maior número de empresas, independentemente do porte, a desenvolverem produtos mais sustentáveis (Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta).
Guilherme Loureiro, presidente do Walmart Brasil, convidou a concorrência a participar do pacto, lembrando que alguns dos produtos modificados pelo Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta já são comercializados em outras redes. "Estamos muito orgulhosos por contribuir para esse processo de mudança de mentalidade. Investir num mundo sustentável é o único caminho".
"Reconheço que o Walmart tem sido um excelente parceiro num mundo que trilha o desenvolvimento sustentável", disse a ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira, destacando que estamos a uma semana do Dia do Consumo Consciente e que esse caminho permite desenvolvimento, na escala dos projetos estruturantes. O pacto pela Sustentabilidade Walmart Brasil surgiu em 2009 com o objetivo de incentivar práticas mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva, unindo varejo, indústria, Organizações Não-Governamentais (ONGs), governo, parceiros e funcionários.
Rastreabilidade
Em parceria com a ONG Sustainable Fisheries Partnership (SFP), parceira global do Walmart desde 2006, o objetivo é comercializar pescados de origem mais sustentável, contribuindo para manter a diversidade biológica dos oceanos e demais ecossistemas aquáticos, além de garantir a responsabilidade social na cadeia. A princípio, a SFP vai fazer o diagnóstico das zonas de pesca e aquicultura e também proposição e articulação para implementação de Fisheries Improvment Programs (FIPs) e orientação aos varejistas e fornecedores.
Jim Cannom, CEO da SFP, destaca que a ONG já trabalha com o Walmart dos Estados Unido há mais de uma década e depois passou a trabalhar com as Asda no Reino Unido e Walmart no Canadá; e, a cada nova parceria, aumentam as chances de sucesso em nível global. A iniciativa no País começa com a identificação e mapeamento da origem de dez espécies mais comercializadas nas lojas Walmart Brasil.
Nesta nova fase, o Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta será ampliado e passa a ser gerenciado e executado pelo Centro de Tecnologia de Embalagem de Alimentos (Cetea).
A partir de agora, o programa terá edições anuais e os projetos serão acompanhados pelos consultores do Cetea periodicamente ao longo de 18 meses, resultando em uma análise crítica do desempenho socioambiental do produto. Lançado em 2010, em três edições, com 29 empresas participantes, o programa já garantiu a eficiência e redução de impactos ao meio ambiente no processo da cadeia produtiva.
Clube dos Produtores
Para comemorar 12 anos de operação, o Clube dos Produtores - programa do Walmart Brasil que oferece apoio e viabiliza compras diretas de nove mil pequenos agricultores - será revitalizado, com o lançamento de uma nova identidade visual, maior exposição na área de vendas e o lançamento do Guia de Apoio ao Produtor.
Desenvolvido com base em diversos documentos sobre legislação ambiental, direitos humanos e boas práticas agrícolas, o guia está em sintonia com a estratégia da rede em apoiar a agricultura familiar e oferecer produtos de maior qualidade, com o menor impacto possível. Neste sentido, Arnoldo de Campos, secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), afirma ser importante investir numa melhor organização da agricultura familiar. Em 2009, para disseminar a sustentabilidade na cadeia produtiva, o Walmart promoveu, ao longo de um ano, os Diálogos pela Sustentabilidade, essenciais para a definição dos compromissos contemplados pelo Pacto da Sustentabilidade, dividido em três pilares: Amazônia, Compras Responsáveis e Gestão de Resíduos.
Em cinco anos, o Walmart Brasil mobilizou mais de 160 empresas em prol de um modelo de negócios orientado para o desenvolvimento sustentável. Entre os resultado apresentados, está a criação de um sistema pioneiro monitoramento capaz de garantir que a compra de carne bovina do Bioma Amazônico não provenha de áreas desmatadas, reserva indígena ou que utilizem o trabalho escravo.
O Walmart definiu metas próprias e envolveu parceiros de negócios em ações que abrangem soja, madeira, pecuária e erradicação do trabalho escravo na cadeia de valor no Bioma Amazônico. Entre os principais resultados, em 2013, o Walmart Brasil implantou o sistema de monitoramento e gestão de risco da carne bovina. Hoje 100% dos frigoríficos que fornecem carne da Amazônia para o Walmart aderiram ao Sistema.
Embalagens
"Não basta fiscalizar e punir, mas ajudar e incentivar boas práticas agrícolas", disse Tatiana Trevisan, gerente de Sustentabilidade do Walmart Brasil. Outro resultado apresentado por ela foi a eliminação, entre os participantes do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, de 100% de fosfato do composto de detergentes de lavanderia e cozinha; e um relevante trabalho na redução de resíduos, com foco na otimização das embalagens. 87% dos fornecedores contam om ações de redução e compactação de embalagens (140 toneladas de embalagens economizadas); e redução de 51% no uso de sacolas plásticas.
Veículo: Diário do Nordeste