BM&FBovespa divulga sua décima carteira do índice que reúne empresas abertas consideradas sustentáveis, após seleção com critérios internacionais e de boas práticas sociais e ambientais
Desde o final de 2005, as ações de empresas listadas no Índice de Sustentabilidade (ISE) da BM&FBovespa exibiram valorização de 156,5%, praticamente o dobro do Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo. "Quando observamos o longo prazo, a rentabilidade do ISE é bem superior à média do mercado. Quanto à volatilidade, desde 2005, o risco é 25% menor, o que demonstra a qualidade dessa carteira", resumiu a presidente do Conselho Deliberativo do ISE, Sonia Favaretto.
Ontem, ela anunciou a décima carteira do ISE válida para 2015. Entre as novidades entraram no índice os papéis da Júlio Simões Logística (JSL), B2W Digital, Lojas Americanas e Lojas Renner. E deixaram o indicador os papéis da Cesp, Copasa, Oi e Suzano Papel e Celulose. "Tivemos o ingresso de um setor a mais, o de comércio e varejo. O índice representa [agora] 19 setores da economia brasileira", disse Sonia. Em valor de mercado, as 40 empresas selecionadas entre 182 companhias convidadas representam R$ 1,22 trilhão em ativos.
O processo de seleção para o ISE considera critérios técnicos de sustentabilidade econômica, social e ambiental da International Finance Corporation (IFC) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), além de padrões de governança corporativa e transparência exigidos pelo conselho do ISE, em que participam a BM&FBovespa, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e outras 7 instituições.
Questionada pela imprensa sobre a inclusão do problema da crise hídrica (falta de água) na avaliação, a presidente do conselho do ISE disse que não houve mudanças significativas no questionário no atual processo. Um número maior de empresas (80%), 36 das 40 decidiram abrir as respostas publicamente na página do ISE na internet. A Sabesp foi mantida no índice, mas não publicou suas respostas no site.
Repercussão no mercado
Ontem, após a divulgação da nova carteira pela BM&FBovespa, o ISE acentuou a baixa e registrou queda de 1,14% para 2.565 pontos no fechamento, enquanto o Ibovespa recuou 0,83% para 55.098 pontos.
Veículo: DCI