Energia preocupa grandes redes supermercadistas

Leia em 2min 20s

Com a possibilidade cada vez maior de o país enfrentar, já nos próximos meses, uma crise no sistema elétrico, com ocorrência de apagões e cortes de energia, muitos setores da economia que têm grande demanda por eletricidade estão se mobilizando na tentativa de evitar prejuízos. É  o caso dos supermercadistas mineiros. Grandes redes presentes no Estado estão se modernizando, investindo na compra de geradores e na troca de equipamentos, apostando cada vez mais na sustentabilidade.

ɐ o caso da rede Bahamas, com sede em Juiz de Fora (Zona da Mata), que possui 33 lojas no Estado, espalhadas por 11 cidades. De acordo com o proprietário do grupo, Jovino Campos Reis, estão sendo feitos investimentos em todas as unidades da rede visando à economia de energia.

"O uso de geradores é uma prática comum do setor, já que seu uso nos horários de pico gera desconto na conta de luz. Mas nós não tínhamos o equipamento em todas as lojas e agora estamos colocando até nas menores", afirmou.

Além disso, o empresário está trocando a iluminação antiga dos estabelecimentos por modernas lâmpadas de LED. "Apesar de ser um investimento alto, vale a pena. Além de serem infinitas vezes mais econômicas do que as comuns, amarelas, e até mesmo as frias, elas duram muito mais. Em dois anos já teremos o retorno desse aporte".

Reis disse, ainda, que as novas lojas Bahamas previstas para serem inauguradas neste ano estão sendo planejadas de forma a serem o mais sustentáveis possível, com aproveitamento maior da luz natural e economia também de água. "Mas isso apenas não é o suficiente. Estamos também treinando nossos funcionários para que se tornem mais conscientes. Se a crise vier mesmo, estaremos mais preparados para enfrentá-la", ressaltou.


Exemplo - Um bom exemplo a ser seguido é o do supermercado Verde Mar, presente na Capital e região metropolitana, que investiu em um projeto ecologicamente sustentável em sua unidade no Jardim Canadá, em Nova Lima. A loja é o primeiro supermercado da América Latina a utilizar somente gás carbônico (CO2) comprimido para alimentar geladeiras e aparelhos de ar-condicionado. O CO2 substitui totalmente o Hidro Flúor Carbono (HFC) e o resultado é a redução à zero da emissão de poluentes, uma vez que o CO2 comprimido é cerca de 1,4 mil vezes menos poluente que o HFC.

Paralelamente a essa ação, a loja foi toda equipada com lâmpadas LED que além de consumir menos energia, evita a oxidação de alimentos. Com isso, há uma economia de 25% no consumo de energia da unidade em relação às outras lojas do Verdemar. O supermercado também possui um sistema de coleta de água de chuva e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), cuja meta é reciclar 80% do líqüido usado em seu abastecimento.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Empresas colaboram com a redução do consumo de água em Minas Gerais

Um dos assuntos mais comentados no Brasil nos últimos dias é a crise hídrica por qual passa o pa&ia...

Veja mais
Abanorte pretende reduzir o consumo de água no Jaíba

Objetivo é definir melhores métodos de irrigação a serem utilizados na região  ...

Veja mais
Supermercadistas têm 60 dias para mudar sacolas plásticas

A Prefeitura de São Paulo decidiu aumentar o prazo para implantação da nova Lei 15.374/ 2011, que p...

Veja mais
Varejo discute mudança no horário das lojas no caso de racionamento de energia

As empresas do setor varejista discutem uma possível mudança nos horários de funcionamento das loja...

Veja mais
Indústria e varejo tentam adiar prazo da sacolinha

Queixa é que não houve tempo para se adequar; regra valerá nesta quinta (5)Nova embalagem, de resin...

Veja mais
Comércio já acionam geradores em horário de pico de consumo

Plano para aliviar sistema elétrico inclui troca de lâmpadas públicas Previsto no plano elaborado p...

Veja mais
Energia consome lucros do arroz

Alta no valor da conta de luz e no preço do diesel tem maior impacto sobre o cultivo do cereal do que em outros g...

Veja mais
Economia de R-22: melhor para a loja, melhor para o meio ambiente

Uma boa alternativa para os supermercadistas que querem economizar com o R-22 (cujo preço aumenta a cada dia) &ea...

Veja mais
Governo quer comércio com gerador ligado

Plano é incentivar centros de compras e indústrias a acionar equipamento em horário de pico para al...

Veja mais