Um dos assuntos mais comentados no Brasil nos últimos dias é a crise hídrica por qual passa o país, principalmente, na região Sudeste, devido ao longo período de seca. O alerta foi dado à população que deve reduzir o consumo a 30% do atual, para que não haja medidas mais drásticas como o racionamento.
De acordo com dados da Copasa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), 80% do volume faturado pela empresa é proveniente de unidades residenciais, os outros 20%, estão divididos entre comércio (10%), prédios públicos (5%) e indústria (5%).
Diante deste grave problema, empresas com sede na capital mineira vêm tomando sérias medidas para economizar o recurso natural e contribuir para o bem de todos. Além de conscientizar os funcionários sobre como economizar a água no dia a dia, inovação, criatividade e bom-senso vem sendo palavras de ordem para ajudar o país a superar esse triste momento.
Driblando o ar-condicionado: Na Lar Imóveis, empresa com 36 anos de mercado e maior imobiliária de Minas Gerais em compra, venda, locação e administração de imóveis, os funcionários estão sendo incentivados a darem ideias para diminuir o consumo da água no cotidiano da empresa. A ação teve início a partir da sugestão da colaboradora Maria da Conceição Alves, encarregada de serviços gerais, que propôs o reaproveitamento da água que é eliminada pelos aparelhos de ar-condicionado da empresa. A funcionária lembra que a ideia surgiu bem antes do assunto da crise hídrica ganhar força na imprensa.
"Eu reparava que a água que saia do ar-condicionado não tinha serventia nenhuma e acabava escorrendo para a rua. Propus então colocar baldes para recolher essa água, que poderia ser aproveitada para a limpeza geral da empresa. A ideia não só foi aprovada como foi difundida para as todas as unidades da Lar Imóveis", afirma Maria da Conceição Alves, que trabalha na empresa há 10 anos. Além dessa ação, a equipe de serviços gerais da empresa está substituindo lavagem do chão das unidades pelo uso de um pano úmido.
"Ficamos muito felizes com a iniciativa da Dona Conceição, pois ações deste nível demonstram a preocupação com o todo e, principalmente, com o próximo. Além do mais, com a conscientização coletiva, a empresa já sente os resultados em seu caixa com uma redução de 5% nos gastos. Ideias que fazem a diferença são sempre aplaudidas de pé por nossa equipe e valorizadas", parabeniza o presidente da Lar Imóveis, Luiz Antônio Rodrigues.
Rodízio ao lavar os carros: Com 15 anos de mercado, a CH&TCR, uma das maiores empresas de TI do Brasil, em sua sede na capital mineira, além de fazer uma escala de uso do ar-condicionado, o que reduz o consumo de energia elétrica e, conseqüentemente, de água, vem diminuindo também o número de vezes lava os carros da empresa.
Com uma frota grande, cerca de 30 veículos, a empresa pretende reduzir em 30% as lavagens. "Antes desta crise, a frota era lavada praticamente todos os dias. Por terem pintura sólida branca e ser um dos cartões de visita da empresa, uma vez que a plotagem faz ligação direta com a marca, a limpeza diária era uma constante. Hoje, com a necessidade de todos colaborarem para a redução de água, fazemos um rodízio na lavagem", explica a diretora da CH&TCR, Viviane Carvalho.
Preocupação ambiental no DNA: A Ingleza, que está entre os cinco maiores fabricantes nacionais de produtos de limpeza, tem como filosofia a preocupação com o meio ambiente de forma geral há 55 anos, desde sua fundação. Desde 2008, a empresa conta com seus produtos certificados pelo selo do Instituto Falcão Bauer, que se baseia em sistemas internacionais de rotulagem ambiental, com foco na garantia do desempenho sustentável de produtos de mínimo impacto ao meio ambiente. Uma das principais ações da marca neste contexto, muito antes de se comentar qualquer assunto sobre crise hídrica, é o reaproveitamento da água em seu parque industrial localizado em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Anualmente, cerca de 41 milhões de litros de água são reaproveitados.
"A água recuperada nos processos de tratamento é reutilizada em nosso parque industrial para a irrigação e limpezas internas. E a Ingleza não procede nenhuma espécie de descarte em corpos receptores (rios, lagos, córregos etc), mesmo que de água tratada", afirma Denise Novaes, orgulhosa a diretora Comercial e de Marketing da marca.
Equipamentos de ponta: Com fábrica em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste do Estado, a Embaré Indústrias Alimentícias, apesar de o consumo ser significativo por causa da higienização necessária ao processo produtivo, já contribui com a economia de água, tendo um consumo bem abaixo da média de mercado. A preocupação da empresa se concentra agora em uma possível crise energética no país. Por isso está investindo R$ 25 milhões em 2015 para a compra de equipamentos, sendo que parte deste recurso será destinada a aumentar a eficiência energética do parque industrial, por meio da geração de gás metano para utilização nas caldeiras.
Segundo o diretor-presidente da Embaré, Hamilton Antunes, além de economizar energia, a medida indiretamente ajudará na redução do consumo da água em Minas Gerais. " uma forma que encontramos para gerar energia em uma época em que o custo está cada vez mais alto e o recurso natural escasso", completa Hamilton Antunes, o executivo.
Veículo: Diário do Comércio - MG