A Ambev realizou, na última sexta-feira (13), o evento "Cooperativas de Reciclagem como Negócios Sociais" no MASP, em São Paulo. Nele, escolheu mais três cooperativas que receberão até R$ 100 mil em investimentos por meio do programa Ambev Recicla.
No evento, além de uma palestra com Rogério Oliveira, diretor da Yunus Negócios Sociais Brasil, foi anunciada a adesão de três novas empresas ao programa Ambev Recicla, que tem o objetivo de aumentar a reciclagem no país por meio da inclusão social, com geração de renda para os catadores. São elas a Coopert, de Itaúna em Minas Gerais, Cooper Região, de Londrina, no Paraná, e Ascorsi, de Itapira, em São Paulo. Estas foram escolhidas através do projeto Excelência AR que, através de uma comissão formada pela Ambev, pelo Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e pela empresa de consultoria Giral, identificou as organizações brasileiras com modelos, bem sucedidos de gestão cooperativista e operação de sistemas de coleta, segregação e valorização de materiais recicláveis.
Projeto Recicla
Nos últimos dois anos, as cooperativas de reciclagem, com apoio da plataforma Ambev Recicla, tiveram um aumento médio de 13% na renda. Em 2015, quase 60% dessas cooperativas conquistaram rendimento superior ao salário mínimo e 73% tiveram rentabilidade maior do que a média do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
O Ambev Recicla, criado em 2011, reestruturou todas as ações de reciclagem, já realizadas desde 1985, da Ambev. Atualmente, é responsável por contribuir para o desenvolvimento de mais de 60 cooperativas em 10 estados do país, desde melhorias na gestão até doação de equipamentos.
Veículo: Jornal DCI