Lojistas querem processar Redecard por pane

Leia em 2min 50s

Para confederação de lojistas, problema na rede de cartões na véspera do Natal causou prejuízos incalculáveis

 

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) informou ontem que estuda entrar com uma ação na Justiça contra a empresa de processamento de cartões Redecard, dona das bandeiras MasterCard e Diners (crédito) e MasterCard Maestro e Redeshop (débito), por causa da pane no sistema de pagamento ocorrida na quinta-feira, véspera de Natal.

 

O problema com a rede de cartões durou cerca de cinco horas e afetou lojistas em todo os Estados do País. Segundo a entidade representante do varejo, a pane trouxe "prejuízos incalculáveis" aos comerciantes na "mais importante data de vendas" para o setor.

 

Em nota divulgada anteontem, a Redecard disse que um problema em seu processamento causou instabilidade na rede e que medidas corretivas foram tomadas. Representantes da empresa não foram localizados ontem pela reportagem para esclarecer os motivos do problema ou o número de estabelecimentos afetados.

 

A Redecard é uma das maiores processadoras de cartão do Brasil. A companhia e a concorrente Cielo (ex-Visanet), da bandeira Visa, dominam 90% do mercado brasileiro de cartões.

 

Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, o evento de quinta-feira é consequência da fragilidade do sistema, prejudicado pelos "constantes abusos desse duopólio". "Esta é uma prova irrefutável do despreparo do sistema de captação da Redecard. Será que o sistema não está à altura para atender à demanda que todos já previam que ia crescer neste fim de ano, ou foi negligência da operadora?", indagou.

 

A entidade informou que deve rever os contratos e estudar a possibilidade de entrar com uma ação coletiva na Justiça contra a Redecard, pedindo ressarcimento de danos.

 

Já a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) não pretende tomar medidas jurídicas contra a pane ocorrida no dia 24.

 

Segundo o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, o problema com o processamento dos cartões foi uma "fatalidade". Ele avalia que a maioria dos lojistas não perdeu vendas por causa do incidente, uma vez que disponibilizam outras formas de pagamento aos clientes.

 

"O consumidor sempre tem dois ou três cartões. As lojas têm opções para concluir vendas", afirmou.

 

No entanto, caso algum comerciante tenha sido prejudicado, a aposta de Sahyoun é de uma "composição amigável" entre lojistas e Redecard. "Devemos encontrar uma forma de os lojistas que perderam serem ressarcidos. A Redecard é uma empresa respeitada", afirmou. De acordo com o dirigente, ainda não há um balanço de quantos estabelecimentos sofreram com a pane de anteontem.

 

RECORDE

 

Enquanto a Redecard corria para solucionar o problema que afetou toda a rede, sua maior concorrente, a Cielo (ex-Visanet) registrava recordes de transações de vendas no Natal. No dia 23, a companhia processou 17 milhões de transações com a bandeira Visa, o maior volume já alcançado em um só dia.

 

Na véspera de Natal, às 13h, foram realizadas até 692 operações por segundo - ou 1,9 milhão por hora. Segundo a companhia, "os recordes foram possíveis graças à alta tecnologia aplicada na rede, que operou com índice de disponibilidade de 99,995%".

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

A evolução do emissor de cupom fiscal começou

A partir de 2010, a Sefaz-SP deve iniciar a implantação de um novo sistema de coleta de dados das vendas d...

Veja mais
Twitter é desafio para empresas

São apenas 140 caracteres, mas as possibilidades são incalculáveis e os desafios se mostram cada di...

Veja mais
Cartões crescem mais que o previsto

Meios de pagamento: Final de ano aquecido faz empresas revisarem projeções de expansão para 2009 &...

Veja mais
Vendas pela web podem crescer 80%

Taxa de expansão neste Natal é projetada pelas grandes redes   A redução do Imposto s...

Veja mais
Comércio eletrônico atrai pequeno varejo

Para sobreviver à concorrência acirrada do varejo, onde as empresas de grande porte ganham cada vez mais fo...

Veja mais
Aceita-se qualquer cartão

Acabou a exclusividade que algumas bandeiras tinham sobre as maquininhas de crédito. Bom para o cliente   ...

Veja mais
Lojas próprias fortalecem marcas de TI

Fabricantes como Apple, HP, Panasonic, Samsung e Sony investem na experiência de imersão   É ...

Veja mais
Fusão acirra a disputa no comércio eletrônico

A briga pela liderança nas vendas via intenet (e-commerce) fica ainda mais acirrada agora com a fusão do G...

Veja mais
Comércio on-line: iStores cresce rápido e mira classe C

Sete meses depois de abrir a primeira das quatro lojas da iStores especializadas no comércio eletrônico de ...

Veja mais