A briga pela liderança nas vendas via intenet (e-commerce) fica ainda mais acirrada agora com a fusão do Grupo Pão de Açúcar, que faz vendas on-line com as bandeiras Extra.com e Ponto Frio.com, e Casas Bahia, que também possui loja virtual [Casasbahia.com]. O maior incomodado com esse novo conglomerado de peso no mercado de comércio eletrônico é sem dúvida a B2W, dona das marcas de vendas on-line Submarino.com, Americanas.com e Shoptime.com, que com tais mudanças no setor pode ver em risco a posição de liderança em vendas virtuais no País.
Com a união das três marcas que entram agora com um controlador no mercado on-line, a concorrência sofrerá transformações, por causa do salto que as três marcas do GPA terão. É o que afirma Juliano Marcílio, presidente da Serasa Experian Market Services, que realizou pesquisa com 90 mil internautas em 60 mil websites brasileiros, sobre o comportamento dos internautas em lojas de varejo virtuais.
Segundo ele, a pesquisa levou em consideração apenas as visitas a sites de varejo eletrônico, mas o crescimento do número de acessos às lojas virtuais do GPA pode indicar um equilíbrio entre as duas potências (nova PontoCom -termo genérico usado para a união dos sites de GPA e Casas Bahia- e B2W ), no futuro. "É aquele negócio: quem visita quer comprar, ou pelo menos pesquisar preços", declarou Marcílio.
Recentemente, a Serasa Experian divulgou estudo que mostra a alta taxa de crescimento das lojas virtuais do GPA. De abril deste ano - quando começou a medição no País - até novembro, o market share de visitas chega a 70,5%. Seria este o principal motivo de temor por parte da B2W, que procurada pela reportagem não quis se manifestar? Especialistas dizem que sim, pois em igual período, os sites da dona da Americanas.com cresceram 11,7% em share de visitas.
A fusão entre Casas Bahia e GPA consolida o grupo na vice-liderança do varejo on-line, e bem próximo à B2W, que possui 44,81% em share de visitas: (Americanas, 26,62%, Submarino,15,19% e Shoptime 6,63%). A nova PontoCom, que se forma com a união das três lojas, passa a ter 22,25% de share e ultrapassa com certa folga o também gigante Magazine Luiza, que tem 8,87% do share de visitas e ocupa a terceira posição. Hoje, o site das Casas Bahia é o quarto no ranking, com 8,21%, o Extra vem em seguida, com 8,03%. O Ponto Frio está na sétima posição, 6,01%, atrás do Shoptime, 6,63%. Parte deste crescimento se deve à saída da rede Pernambucanas das vendas on-line, neste período. Em abril, essa rede contava com 3,88% de participação.
A divisão acionária da nova PontoCom ficará com 17% para as Casas Bahia e 83% para o Pão de Açúcar. Análise da Serasa Experian Hitwise revela que a partilha não reflete o share de visitas entre os dois grupos, já que as Casas Bahia detêm 36,4% do share de visitas do grupo, enquanto que o Pão de Açúcar, representado por Extra e Ponto Frio, soma 63,3%. A reportagem procurou a B2W no mesmo dia da fusão, mas foi informada que a empresa não comenta concorrência. Já as Casas Bahia disse que não vai se pronunciar neste momento.
Vendas de Natal
O setor de vendas on-line é um dos que seguem com maior fôlego no varejo nacional brasileiro, e não deu sinal de desaquecimento durante a crise. Ao contrário, pesquisas indicam que este é um dos maiores mercados a serem explorados nos próximos anos. O segmento deve crescer até 30% durante o período de vendas neste Natal, o que significa um aumento de R$ 1,63 bilhão no faturamento - considerando-se apenas presentes para este Natal.
Ano passado, esse setor atingiu R$ 1,25 bilhão em vendas em igual período. "No Natal, as pessoas têm o hábito de presentear familiares e amigos. Por isso, o volume de vendas é alto em qualquer canal de vendas, principalmente na internet", declara Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, consultoria especializada nesse mercado no País.
Com o resultado do Natal, o e-commerce nacional deve fechar 2009 com faturamento superior a R$ 10,5 bilhões, confirmando a expectativa da Câmara e-bit de crescimento nominal na ordem de 28% em relação a 2008. Os números mostram o imenso potencial de evolução do canal, tendo em vista que apenas 25% das pessoas que acessam a internet no Brasil são, de fato, e-consumidores (estimativa é chegar a 17 milhões no final de dezembro).
Estimativas da e-bit, no carrinho virtual dos consumidores deverão estar Livros, categoria que historicamente é a líder do setor e Eletrodomésticos, que devem continuar em alta com a prorrogação do IPI reduzido até final de janeiro. Eletrônicos e Informática também estarão presentes entre os mais vendidos, enquanto que Saúde, Beleza e Medicamentos deve ser a preferência do público feminino.
Veículo: DCI